Lewandowski diz que Lava-Jato não cumpriu decisão e paralisa ação sobre Instituto Lula

Data 25/11/2020 09:32:27 | Tóopico: Justiça em Foco


O ex-presidente Lula em vídeo

Por Bela Megale/O Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski paralisou novamente uma ação da Lava-Jato de Curitiba em que Lula é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Neste caso, o ex-presidente é apontado como beneficiário de propina pelo suposto recebimento de um imóvel da Odebrecht que abrigaria a sede do Instituto Lula, em São Bernardo (SP).

O ministro também determinou que a Corregedoria-Geral do Ministério Público Federal informe, em 60 dias, se inexistem ou se foram suprimidos os registros das tratativas realizadas entre a força-tarefa de Curitiba e autoridades e instituições estrangeiras. Lewandowski também intimou o procurador-geral da República, Augusto Aras, a encaminhar ao Supremo documentos da cooperação internacional referentes à leniência da Odebrecht, caso ela tenha tramitado na Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em uma decisão desta terça-feira (24), o Lewandowski reiterou uma determinação que já tinha dado anteriormente para que a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde corre a ação, compartilhasse com a defesa de Lula todos os documentos relativos ao acordo de leniência firmado entre a força-tarefa paranaense e a Odebrecht. Nesse material, o ministro citou expressamente comunicações feitas entre os procuradores brasileiros e autoridades estrangeiras acerca da tratativa. Continue lendo




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=84198