Embrapa abre inscrições para curso sobre doenças da bananeira

Data 03/08/2011 15:39:57 | Tóopico: Regionais



A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) está com inscrições abertas no mês de agosto para curso sobre diagnóstico de duas importantes doenças que atacam a cultura da bananeira: a sigatoka negra e o moko da bananeira.

O objetivo do curso é capacitar pesquisadores e extensionistas rurais para a identificação e caracterização das doenças sigatoka-negra e moko-da-bananeira. O curso destina-se principalmente a pessoas com formação em agronomia e técnicos em fitossanidade. As inscrições para o curso encerram em 15 de setembro. Estão disponíveis 20 vagas.

A sigatoka-negra é causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis e a doença moko-da-bananeira é causada pela bactéria Ralstonia solanacearum. Ambas causam prejuízos aos agricultores com a perda da produção.

As aulas serão ministradas pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Luadir Gasparotto, engenheiro agrônomo, com doutorado em Fitopatologia, e pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Rogério Eiji Hanada, engenheiro agronômo, com doutorado em Biotecnologia.

A doença sigatoka-negra foi constatada no Brasil, no início de 1998, nos Municípios de Tabatinga e Benjamin Constant (Amazonas), na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru. A doença leva a perda da produção dos bananais e causou grandes prejuízos a bananicultura no Amazonas. A partir de então a doença se disseminou pelas regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

O desenvolvimento de cultivares resistentes à sigatoka negra, pela Embrapa, permitiu a continuidade dos cultivos de banana, tanto no Amazonas, quanto em outros estados.

No curso serão abordadas informações sobre a descrição dos sintomas e evolução das doenças em bananeira, análise comparativa com outras doenças, epidemiologia, sistemas de controle referentes às sigatokas negra e amarela, mal-do-panamá e moko, entre outras informações.

Informações sobre inscrição, conteúdo e programação do curso estão disponíveis na internet em http://www.cpaa.embrapa.br/cursos-embrapa-amazonia-ocidental.

O período do curso será de 18 a 20 de outubro de 2011. As atividades do curso serão realizadas no Campo Experimental da Embrapa localizado no Km 29, da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e na programação será feita também visita a área de produtor no município de Presidente Figueiredo onde há plantio de cultivares resistentes à sigatoka-negra. Também haverá atividades de laboratório.

A inscrição inclui material didático, deslocamento para atividades do curso, no itinerário do Centro de Manaus até a Embrapa, e transporte rodoviário para o translado Manaus-Presidente Figueiredo. Outras despesas de transporte, hospedagem e alimentação serão de responsabilidade do participante. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (92) 3303-7805 ou pelo em e-mail: eventos@cpaa.embrapa.br


Autor: Embrapa





Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=7924