OS CANALHAS

Data 23/11/2019 09:16:03 | Tóopico: Política

Eles querem vagas de ministros para apoiar o governo

Com o racha no PSL, o governo Bolsonaro, que só tinha uma sigla na sua base de apoio no Congresso, passou a ter somente meio partido. Assim mesmo, de maneira informal.

Agora que não tem nenhum partido oficialmente o presidente da República está mais ainda refém das legendas que controlam o Congresso. Em outras palavras, do chamado Centrão.

Originalmente esse bloco incluía o PP, o PL, o SD e uma série de pequenos partidos. Mas, desde que ajudou a eleger Rodrigo Maia como presidente da Câmara, o DEM, o MDB e o PRB (hoje Republicanos) se aproximaram do Centrão. Clique aqui e confira a matéria do jornalista Tales Faria na íntegra.


MBL lança livro no Recife

Goste-se ou não da mobilização que derrubou a presidente Dilma Rousseff por meio do impeachment em 2015, trata-se de um fato: o MBL – grupo composto por jovens até então à margem do establishment – foi agente transformador do panorama político brasileiro. Criado em 2014, o Movimento Brasil Livre trouxe novos ares à direita no país.

Em “Como um grupo de desajustados derrubou a presidente: MBL, a origem”, Renan Santos e Kim Kataguiri, dois dos fundadores, relembram os momentos marcantes da trajetória de meia década do Movimento Brasil Livre.

Alternando-se no papel de narradores, Renan e Kim, que se elegeu deputado federal por São Paulo em 2018 com a quarta votação mais expressiva do Congresso, revelam bastidores de algumas das mobilizações mais relevantes promovidas pelo grupo e fazem algumas ponderações sobre o papel do grupo.

No episódio do impeachment da presidente Dilma Rousseff, Kim relata a aliança estratégica entre setores da igreja evangélica e interlocutores do agronegócio para promover as manifestações contra o governo estabelecido. A dupla de autores expõe como se deu o amadurecimento que resultou na institucionalização de um movimento marcado pela rebeldia.

Outro momento descrito no livro é o da emblemática foto com o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, Jair Bolsonaro e outros representantes da “velha” política. Renan compara este episódio com a perda da virgindade. Referindo-se a Cunha, o coordenador do movimento afirma que “ele era, gostemos ou não, o homem certo no momento certo”.

O lançamento da obra no Recife acontece hoje, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping RioMar.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=76976