Libertadores: sem receber o Flamengo há 22 anos, Acre promete invasão rubro-negra em Lima

Data 07/11/2019 14:41:50 | Tóopico: Regionais

Torcida do Flamengo no Acre
Torcida do Flamengo no Acre Foto: Arquivo Pessoal
Marcello Neves e Karen Garcia

Copa do Brasil de 1997. O Flamengo enfrentou o Rio Branco, mas foi derrotado por 2 a 1. Os torcedores do Acre não sabiam, mas aquela seria a última vez em que veriam a equipe do coração em jogos oficiais. Porém, 22 anos depois, quis o destino que o Estado tivesse papel decisivo no jogo mais importante do clube em 38 anos. Os rubro-negros acreanos prometem invadir Lima, no Peru, para apoiar na final da Libertadores.

Libertadores: Flamengo promete publicidade a empresas que facilitarem troca de voos

— A galera já se animou, tem gente planejando ir de carro, de ônibus, de carona e tudo mais. É bem perto daqui, só fala disso. Em Rio Branco, o Flamengo é soberano — conta o analista de sistema Fredson Júnior, de 22 anos, que mora em Bujari, a 2.400km de Lima.

— A cidade está agitada, é a maior torcida do Acre. Estávamos muito desanimados pois, como todos sabem, o Acre é longe. A passagem do Rio para o Chile já estava cara, imagina do Acre.Vai uma turma no dia 21 saindo de manhã, outra no dia 22. Pelo Flamengo, enfrentamos até o exécito do Iraque — conta o motoboy Alefe Sousa, 27, morador de Rio Branco, a 2.195 km da capital peruana.

Torcida do Flamengo no Acre
Torcida do Flamengo no Acre Foto: Arquivo Pessoal

E Alefe está certo. Apesar de esquecido no roteiro de jogos, a torcida do Flamengo é isolada a maior do Estado. De acordo com a pesquisa 'Datafolha' divulgada neste ano, o rubro-negro detém 39% dos torcedores, sendo ameaçado — curiosamente — por quem não torce para time nenhum (22%). Diante desse domínio, o sonho de invadir Lima se tornou possível.

Libertadores: Procon vai notificar empresas aéreas por preços abusivos para Lima

A maior concentração desses torcedores está na 'Consulado AcreFlanáticos', que surgiu em 2015. Eles não têm sede própria, mas se reúnem em um bar chamado 'Quiosque do Didico'. Eles estimam que cerca de 1.500 pessoas frequentam o grupo diretamente e boa parte delas estão se organizando para viajar ao Perú.

— Tem muita gente ligando para saber como faz para chegar em Lima. Estamos tentando dar o auxílio para a galera de fora. Daqui de Rio Branco, ainda está tudo uma incógnita por causa dos ingressos. Se todos conseguirem comprar, acho que vai de 900 a 1.200 pessoas — conta o motorista de aplicativo Yan Gabriel, 25 anos, que é presidente e fundador de 'AcreFlanáticos'.

Flamengo já debate logística em Lima e Landim diz que troca era necessária

— Muita gente mandou mensagem no nosso Instagram perguntando como faz para ir, se dá para ir de carro ou de ônibus. As pessoas estão querendo ir, mas dependem se vão conseguir ingresso. Queremos alugar van ou ônibus para ir para lá — completa Leonardo Palladino, 23, vice-presidente da torcida.

Opções de rota no Acre

A rota que deve ser mais utilizada de Rio Branco, capital do Acre, vai de ônibus para Puerto Maldonado, no Peru, e de lá pegariam outro transporte até Lima, capital do Peru. Estima-se que custe R$ 580 por torcedor e dois dias e meio de viagem, passando por La Paz, capital da Bolívia.

Libertadores: Flamenguistas correm para trocar passagens de Santiago para Lima

A outra opção, segundo Yan, é fretar um ônibus de Rio Branco e ir direto para Lima. Seria de um dia e meio a dois dias de viagem, com algumas paradas para descanso, com um custo de R$ 700 por pessoa. Nada que desanime os rubro-negros.

— Já teve gente pensando em vender moto recém-comprada, tem duas pessoas que receberam a rescisão da empresa e querem ir também. Tem outro que recebeu um processo de uma empresa e está disposto a ir — brinca Yan.






Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=76683