‘O que a gente está vivendo no litoral do Nordeste é assustador’, diz professor da Ufal

Data 20/10/2019 15:01:44 | Tóopico: Regionais


É o maior desastre desse tipo em termos de extensão da costa brasileira. Dos 8,5 mil quilômetros...

“O que a gente está vivendo no litoral do Nordeste é algo assustador. Uma tragédia. A gente nunca viu nada parecido na vida, então é muito difícil estimar qualquer impacto. Qualquer informação agora vai estar sendo brutalmente subestimada porque há um volume muito grande de óleo que está chegando ainda às praias.”

O depoimento é do oceanógrafo e professor Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Claudio Sampaio, que tem atuado na mobilização para retirar o óleo que atinge todos os estados nordestinos. É o maior desastre desse tipo em termos de extensão da costa brasileira. Dos 8,5 mil quilômetros costeiros, mais de 2 mil foram atingidos.

O desastre ambiental se arrasta há mais de um mês e como o Ministério do Meio Ambiente não acionou o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água, o trabalho tem sido feito de forma não articulada e majoritariamente por voluntários, muitas vezes sem a proteção adequada. Por isso, a conduta do ministro Ricardo Salles é crítica unânime entre os ambientalistas.

“O óleo cru causa irritação. Pode causar quadros alérgicos. Há voluntários sem luva, sem sapato adequado. Muitas vezes sem máscara ou proteção nos olhos. Isso pode causar irritação das vias aéreas e dos olhos. Isso tudo deve ser muito bem informado aos voluntários. Vi foto de pescador com saco na mão removendo óleo nessas praias. É muito preocupante isso”, afirma Sampaio, que têm atuado na capacitação em Alagoas. Continue reading


Foram emitidos mais passaportes no Rio do que em São Paulo

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) já emitiu pelo menos 1.476 passaportes para cães e gatos nos últimos cinco anos em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo dados da assessoria de imprensa do órgão. 

Foram emitidos 664 passaportes em São Paulo — o recorde de emissões foi registrado em 2018, com 206 documentos, seguido de 2017 (137) e 2019 (106), que registra os dados até o mês de setembro. No Rio de Janeiro, foram emitidos 812 no período, com recorde em 2018 (172) e seguido de 2017 (153). De janeiro a setembro deste ano, foram emitidos 118 no local.

Documento pode substituir certificado veterinário

O documento é usado durante o trânsito nacional e internacional dos animais e pode ser um substituto ao certificado veterinário para viagem, dependendo do país para qual será a viagem. Segundo o Mapa, o passaporte comprova que o cão ou gato atende às exigências sanitárias do país de destino.

O presidente da Arca Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal), Marco Ciampi, afirma que a emissão de passaportes para os animais é fundamental. “Para a emissão desses dois documentos [passaporte ou CVI] é exigido o atestado de saúde e vacinação do animal assinado por veterinário habilitado. Essa exigência é vital para o bem-estar do animal que viaja, bem como para impedir a transmissão de doenças”, afirma.

Quais animais tem direito

O passaporte pode ser emitido para cães e gatos que atendam os seguintes requisitos:

  • sejam nascidos a pelo menos 90 dias
    tenham nascido no Brasil
    sejam criados por residentes no Brasil
    tenham sido examinados por veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária

Como emitir o passaporte

A emissão é feita de modo gratuito pelas unidades do Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional) — veja a lista de endereços disponíveis. Ao solicitar a emissão, também é necessário realizar a identificação eletrônica do animal com microchip, que será lido na emissão do documento e nos momentos de embarque e desembarque.

Clique aqui para descobrir os documentos necessários de cada um dos países de destino para viajar com o bichinho de estimação.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=76319