Colégio dos Bombeiros conquista 45 medalhas de ouro em competições nacionais de Astronomia e Astronáutica

Data 08/10/2019 09:46:24 | Tóopico: Regionais


O brilho das estrelas segue inspirando jovens e crianças no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. O melhor de tudo: em número cada vez maior. Desta vez, quase 90 alunos da escola destacaram-se na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MoBFog), competições paralelas organizadas pela Agência Espacial Brasileira, em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira.

Foram 80 medalhas obtidas na OBA e 9 na MoBFog. Desse total, chama a atenção o fato de que 45 foram de ouro. O resultado é o mais expressivo das redes estadual e municipal em Fortaleza e se equipara ao obtido por escolas privadas tradicionais da capital.

“Os resultados são interessantes, antes de tudo, para que esses meninos percebam aonde a paixão aliada à dedicação pode levá-los. A astronomia, além de ser um campo do conhecimento, é um recurso apaixonante e o que a escola faz é colocar seus estudantes em contato intensivo com este recurso”, analisa o primeiro-tenente João Romário Fernandes Filho, professor de Astronomia do CMCB.

200 conquistas astronômicas

Somadas as medalhas deste ano com as 111 obtidas nos dois anos anteriores, o Colégio alcança a marca de 200 medalhas em três anos. O resultado é fruto do espaço dedicado à Astronomia na grade curricular do Ensino Fundamental 2. Diferente do que ocorre na maioria das escolas, que oferecem no máximo algumas aulas preparatórias para a Olimpíada, no CMCB a Astronomia é uma disciplina curricular que faz parte do programa do 7° Ano. Por iniciativa da direção da escola, desde 2016 os alunos estudam o Universo como estudam português e matemática e isso tem gerado resultados concretos.

“Quando estudamos astronomia, nós entendemos, de uma maneira mais aprofundada, alguns dos múltiplos conhecimentos que a gente estuda em outras matérias. É uma matéria bem importante e bastante interessante de estudar! É um acréscimo de experiências, uma maneira nova de evoluir consigo mesmo, por em prática o que aprendemos sobre o infinito que nos cerca. Por isso, prticipar da OBA é uma experiência fascinante e recomendável para todos que gostam de um pouco de desafio”, explica Nayara Emily, aluna do 9º ano que alcançou a nota máxima na prova.

“Estudar astronomia é muito interessante, pois é diferente das outras matérias. Nós estudamos sobre os mais variados tipos de corpos celestes existentes no universo e isso para mim é super empolgante. Eu gostei muito de participar da olimpíada, me preparei bastante e o resultado me deixou muito feliz”, avalia Héllen Falcão, única aluna do 7º ano a tirar 10 na prova deste ano.

Trabalhando na NASA

Além da Olimpíada Brasileira de Astronomia, da qual os alunos do CMCB participam desde 2009, destacam-se também os resultados obtidos na Mostra Brasileira de Foguetes. Foram duas equipes capazes de lançamentos com alcance superior a 160 metros, garantindo a quatro alunos medalhas de prata, e outras duas com alcances superiores a 140 metros, assegurando a cinco alunos medalhas de bronze.

“Foi uma experiência espetacular, poder produzir e lançar o foguete. Eu me senti como se estivesse trabalhando na NASA, com uma responsabilidade enorme para que não tivesse erro e uma ansiedade para ver a conclusão. E ganhar a medalha foi a resposta do resultado positivo, o que me deixou muito feliz e cheia de estímulo para participar da próxima Mostra de Foguetes”, explica Danielle Bastos, aluna do 8º ano, medalhista de bronze na Mostra de Foguetes.


Alunos da EsIM/10ªRM do CMCB fazem doação de alimentos para o Lar Torres de Melo

Os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), que compõem a Escola de Instrução Militar 10-001 (EsIM), por ocasião da Semana do Soldado, durante o Torneio da Integração, realizou uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, os quais foram doados, na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, para o Lar Torres de Melo. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as instalações da instituição que trabalha com acolhida de idosos.

Os alunos mantiveram contato com os idosos,  interagindo com os mesmos, podendo verificar o quanto são alegre, a maioria dos internos, assistidos pela instituição, evidenciando a importância do Lar para população cearense. Iniciativas como estas fortalecem a formação cívica e cidadão dos nosso alunos que prestam o serviço militar.

A Escola de Instrução Militar (EsIM)

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM) implementou uma Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a primeira e única Escola de Ensino Militar do Nordeste e a sexta do Brasil, que possibilita aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio.

A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica que foi articulado em março de 2017, entre o Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM) na pessoa do Exmo. Senhor General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na pessoa do Exmo. Sr. Cel Comandante Geral Heraldo Maia Pacheco por meio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) na pessoa do Cel Comandante Diretor José Nildson de Oliveira sob os auspícios da Portaria n. 288 – Cmt Ex. De 8 de abril de 2015 que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).

Inspirado no sucesso já consagrado das Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 10ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Médio.

O que são EsIM?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã), conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal.

A Escola de Instrução Militar 10-001 está estabelecida no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros localizada na Rua Adriano Martins, 436, Jacarecanga, Fortaleza, CE, CEP: 60.010.590 – Fone: (85) 3101.2200. – www.cm.cb.ce.gov.br.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=76102