VAZOU

Data 07/10/2019 08:43:54 | Tóopico: Policial

PF apura possibilidade de vazamento em operação contra fiscais da Receita Federal

A Polícia Federal (PF) investiga se houve vazamento na operação Armadeira, que prendeu na semana passada 14 pessoas, entre as quais servidores da Receita Federal, acusadas de extorquir réus da Operação Lava-Jato. Na primeira entrevista após a operação, o empresário Ricardo Siqueira Rodrigues, colaborador premiado que denunciou o esquema depois de ser abordado pelos fiscais da Receita, admitiu a existência de indícios de que os suspeitos sabiam que estavam sendo monitorados.

Os fiscais foram presos depois que a PF concluiu que o grupo usava dados da Lava-Jato para extorquir empresários envolvidos no escândalo. O esquema consistia em cobrar propina para não lançar multas milionárias contra as vítimas. Para reunir as provas, os investigadores tiveram autorização judicial para fazer “ações controladas”, técnicas de investigação que permitem à vítima negociar e pagar propina aos criminosos para que os encontros sejam gravados.

A PF recebeu informações de que os investigados tinham ciência de que estavam sendo monitorados, a ponto de saber detalhes sobre as equipes destacadas.

Rodrigues, vítima do esquema, contou que desde a primeira abordagem dos servidores, no ano passado, não tinha dúvidas de que “todas as tentativas de intimar a comparecer pessoalmente à Receita tinham o desejo de ameaçar e constranger”. Preso em abril de 2018, durante a Operação Rizoma, ele foi acusado de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção em fundos de pensão de estatais. Continue reading




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=76075