Big One: o terremoto que pode devastar a Califórnia

Data 13/07/2019 20:43:37 | Tóopico: Regionais

O que é o 'Big One', terremoto devastador que pode atingir a Califórnia a qualquer momento

.Os terremotos registrados na Califórnia na semana passada lembraram aos moradores do Estado americano que, em algum momento do futuro, o temido tremor conhecido como "Big One" (O Grande) chegará.

BBC - News Brasil

Trata-se do esperado megaterremoto potencialmente devastador que, em algum momento, pode atingir o oeste americano a partir de uma gigantesca e famosa rachadura chamada falha de San Andreas - resultado da movimentação de duas placas tectônicas que trazem instabilidade sísmica à região.

"(O Big One) não é sobre se ele vai acontecer, mas quando ele vai ocorrer", dizem os geólogos que estudaram a área.

Os terremotos dos últimos dias, os mais poderosos em 20 anos, foram sentidos com maior intensidade na cidade de Ridgecrest, a cerca de 250 quilômetros de Los Angeles.

Não houve vítimas. Porém, a região registrou incêndios e danos em edificações e estradas.

O que é o 'Big One'?

Em inglês, "Big One" significa algo como "O Grande".

"O Big One será um terremoto de magnitude de 7,8 ou 8 (na escala Richter) na falha de San Andreas", disse Lucy Jones, sismóloga de referência na região, em entrevista a veículos de imprensa locais.

Por sua parte, o jornalista Jacob Margolis, apresentador de um podcast chamado The Big One, disse à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, que o "Big One significa que não devemos considerar apenas a magnitude do terremoto, mas o nível de dano (que ele vai causar)".

A Califórnia é uma região propensa a terremotos, uma vez que está sobre uma série de rachaduras da crosta terrestre, onde placas tectônicas se encontram e se movimentam.

Essa movimentação das placas fez surgir uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas. Grandes cidades como Los Angeles, San Francisco e San Bernardino foram construídas nas proximidades dessa ranhura, que estende por 1,3 mil km quilômetros, do norte ao sul da Califórnia. Ela separa a placa norte-americana da do Pacífico.

O atrito entre essas duas placas tectônicas é responsável por frequentes tremores na Califórnia, classificada como uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.

Em 1906, a Califórnia viu um terremoto de magnitude de 7,8 devastar grande parte da cidade de San Francisco, deixando mais de 3 mil mortos, quando a parte central da rachadura se rompeu.

Mas o que mais preocupa os pesquisadores é a parte sul da rachadura, que não produz abalos sismos há cerca de 300 anos.

Estudos geológicos indicam que abalos de maior volume tendem acontecer a cada 150 anos na região e, por isso, acredita-se que essa área da falha de San Andreas esteja acumulando tensão.

O último grande terremoto nessa área foi em 1857. Os sismólogos esclarecem, no entanto, que não há como prever quando o próximo vai ocorrer.

Leia reportagem na íntegra clicando ao lado:  O que é o 'Big One', terremoto devastador que pode atingir a ...




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=74475