FIM DOS LIXÕES

Data 04/05/2019 21:53:21 | Tóopico: Brasil

Ministro defende o fim dos lixões ao bloquear recursos contra a mudanças climáticas

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, travou 86% do orçamento que deveria ser destinado ao Fundo Clima, dedicado ao apoio de projetos para redução a emissão de gases estufa. Do investimento de R$ 415 milhões, aprovado no orçamento, R$ 357 milhões foram bloqueados. No Twitter, Salles minimizou o plano:

“Ao invés de financiar palestras, seminários e ‘estudos científicos’ dos mesmos de sempre, vamos destinar os recursos para acabar com os lixões no Brasil. Isso sim é atuar contra as mudanças climáticas e defender o meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, escreveu.

Segundo decreto federal, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) deve apresentar o plano de aplicação dos recursos até dois meses após a publicação da Lei Orçamentária Anual, o que ocorreu no dia 16 de janeiro. Salles, então, deveria ter apresentado um plano para aplicação das verbas até 17 de março.

Salles extinguiu a secretaria de mudanças climáticas do ministério, alegando que o órgão havia se tornado um ajuntamento de pessoas que “ficavam fazendo turismo internacional às custas do governo”. Desde o início de sua gestão, anunciou sua preferência pela agenda ambiental urbana, tendo à frente o Programa Lixão Zero, que busca acabar com os lixões do país.

Nesta semana, em visita a Curitiba, uma manifestação de catadores de lixo obrigou o ministro a mudar o local em que lançaria o programa, passando do Centro da cidade para o Palácio Iguaçu, do governo estadual do Paraná.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=73128