Vereador Jeferson Silva participa do “Dia Especial Sobre Cacau Clonal”

Data 17/04/2019 09:57:49 | Tóopico: Regionais

Vereador Jeferson Silva participa do “Dia Especial Sobre Cacau Clonal”

O vereador Jeferson André Silva (MDB), participou no último sábado (13/04), do dia “Dia Especial Sobre Cacau Clonal”, na Fazenda Vale do Escondido, no Distrito de Tarilândia, Município de Jaru (RO).

O evento foi realizando pela Câmara Setorial, tendo como presidente Cláudio Coimbra, e sob coordenação da CEPLAC, SEPOG e EMATER-RO. Na oportunidade os participantes puderam conhecer o manejo correto na implantação de uma lavoura de cacau clonado. Foram organizados vários grupos com participantes onde os mesmos, com o acompanhamento de técnicos da Ceplac, fizeram uma visita técnica observando a situação atual da lavoura e ao mesmo tempo recebendo explicações dos técnicos sobre as práticas adotadas, bem como o comportamento dos diversos materiais clonais que foram introduzidos no experimento, sendo esses do Estado de Rondônia e Bahia.

Ao todo são 19 materiais genéticos que estão sendo avaliados em condições de campo, em área de 1,5 ha, com implantação em 2.014 e 2.015. Todos se encantaram com os primeiros resultados apresentados.

Para o vereador Jeferson Silva que tem formação técnica na área de agricultura o Dia de Campo sobre a lavoura cacaueira é extremamente efetivo no sentido de difundir novidades em termos de tecnologia, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e a produtividade e, por fim, fortalecer a agricultura.  O nobre edil ainda pontuou que atingir os objetivos esperados através da realização do dia de campo depende, sobretudo, da experiência obtida ao longo das edições realizadas que foram sucessos. “Temos que primeiramente parabenizar todo corpo técnico da Ceplac que ao longo dos anos vem sendo uma referência na lavoura cacaueira do Estado de Rondônia, assim como outras equipes técnica de diferentes órgãos estaduais e municipais. O cacau é uma fonte de renda e valor e devemos abraçar esta ideia altamente viável economicamente e como vereador do município de Ouro Preto do Oeste, estarei sempre defendo o setor produtivo porque é o caminho a ser seguido para o fortalecimento sócio/econômico do nosso Estado”, explicou o vereador Jeferson Silva.

 

Assessoria




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=72822