Dia de Campo Especial da cacauicultura e novas tecnologias

Data 15/04/2019 00:30:00 | Tóopico: Regionais

Dia de Campo Especial da cacauicultura e novas tecnologias
O Dia de campo sobre implantação de Cacaueiro sob novas tecnologias, aconteceu no último sábado (13), na Fazenda Vale do Rio Escondido localizada na linha 630 km 28, zona rural de Jaru de propriedade do Senhor Claudio Coimbra. O evento foi realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC/RO e teve o o apoio do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Agricultura-SEAGRI e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado de Rondônia – Emater/RO. Logo pela manhã o público foi recepcionado com delicioso café da manhã na sede da fazenda, e em seguida deu-se abertura as inscrições para formação de grupos e para visitas técnicas nas áreas de produção de cacau clonal implantadas na fazenda. O evento que teve a participação de aproximadamente 700 pessoas teve a presença de diversas autoridades entre as quais o vice-governador José Jodan, os deputados estaduais Chiquinho da Emater e Lazinho da Fetegro, superintendente da Ceplac no Estado, Cacildo Viana, secretários executivos de Governo Marcos Antônio Marques – o Marcão Sucão (polo Ouro Preto do Oeste) e Anderson Dias (polo Jaru), prefeitos, vereadores, secretários municipais, agricultores de diversos municípios de Rondônia.

Para o secretário de Governo Marcão Sucão a lavoura cacaueira é um importante seguimento em agregar renda e valor, fortalecendo o setor produtivo e neste contexto segundo explicou o secretário o Governo do Estado dará todo apoio na revitalização da mencionada cultura.  



Os participantes puderam conhecer o manejo correto na implantação de uma lavoura de cacau clonado. Foram organizados vários grupos com 40 participantes onde os mesmos, com o acompanhamento de técnicos da Ceplac, fizeram uma visita técnica observando a situação atual da lavoura e ao mesmo tempo recebendo explicações dos técnicos sobre as práticas adotadas, bem como o comportamento dos diversos materiais clonais que foram introduzidos no experimento, sendo esses do Estado de Rondônia e Bahia. Ao todo são 19 materiais genéticos que estão sendo avaliados em condições de campo, em área de 1,5 ha, com implantação em 2.014 e 2.015. Todos se encantaram com os primeiros resultados apresentados


Com a experiência adquirida junto a atividade em todo esse tempo de atividade, o Claudio da Casa do Cacau que é presidente da Câmara Setorial do Cacau resolveu ir mais além, e investir nas atividades primárias. Seguindo esse objetivo, o empresário hoje possui a Fazenda Vale do Rio Escondido, que é uma das propriedade referência em sustentabilidade no estado de Rondônia. A fazenda, além da atividade em bovinocultura, também desempenha as atividades de piscicultura e cacauicultura, onde procura sempre estar à frente na utilização de novas tecnologias e boas práticas, que o levam a obter o máximo de produtividade.

 


Fonte: www.ouropretoonline.com




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=72760