Urupá promove a II Semana do Bebê e debate importância e cuidados na primeira infância

Data 08/12/2018 20:31:09 | Tóopico: Regionais

Urupá promove a II Semana do Bebê e debate importância e cuidados na primeira infância
A Prefeitura de Urupá, através das Secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, realizou no período de 05 a 07 do corrente mês, a Semana do Bebê. O objetivo é contribuir para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, gerando informações e realizando ações que cooperem para segurança, saúde, alimentação, convívio social e familiar, educação e desenvolvimento da primeira infância.

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

De acordo com a secretária de Assistência Social Célia Lang a Semana do Bebê é realizada no município de Urupá pelo segundo ano consecutivo e é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef, e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia segundo pontuou a titular da Semas é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

“Nesta edição, queremos enfatizar e trazer para as discussões o sentido da proteção integral a esta primeira fase da vida humana, esclarecendo que ela constitui o principal período de desenvolvimento das crianças, sendo a base de todas as aprendizagens”, destacou Célia Lang que juntamente com sua equipe de trabalho organizou o evento que foi coroado de sucesso.

A Semana do Bebê no município de Urupá teve uma programação e sua abertura foi no Centro de Convivência do Idoso. A abertura teve a apresentação do projeto “Gestante Cidadã: Mamãe/Bebê”, feita pela Assistente Social Flavineia Soares, houve palestras com a enfermeira padrão Cristina Braz Paulino que abortou o tema “Violência Obstétrica” e uma Dinâmica com o estagiário do curso de psicologia Max Tadeu Gama, No segundo dia houve duas palestras sendo a primeira com a enfermeira padrão Erlem Patrícia Alves de Queiroz, com o tema “Sexualidade na Gravidez” e a segunda palestra com a nutricionista Yara Larissa Salviano Silva com o tema “Nutrição Materno Infantil” e no terceiro e último houve inicialmente uma Dinâmica ministrada pela estagiaria de Serviço Social Emily Nicoli Dias em seguida houve a primeira palestra com a enfermeira padrão Maria Joseilma de Aquino e a segunda palestra com a perita papiloscopista da Polícia Civil lotada na DP de Urupá Elifilete Benvindo o enceramento teve o sorteio de vários brindes para os participantes do evento.

O prefeito do município Célio Lang participou do enceramento do evento e destacou a importância da Semana do Bebê. “É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. É o momento onde todos temos que dar as mãos. O investimento nesse período garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar. Esses direitos são assegurados por meio de políticas públicas. Temos hoje crianças acompanhadas por nossas escolas, creche e projetos através da secretaria de Assistência Social. E instituir esta Semana é de muita importância.”, comentou o prefeito Célio Lang.

Assessoria




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=70329