Galinha bate recorde e é vendida por R$ 74 mil em leilão de aves

Data 11/10/2018 08:54:28 | Tóopico: Regionais

A galinha Betina da Diamante bateu nesta semana o recorde e se tornou a mais cara de sua raça. Com 1,04 metro de altura, ela foi leiloada por R$ 74 mil no final de setembro em um evento em Jaguariúna, no interior de São Paulo, mas o reconhecimento do recorde só chegou oficialmente nesta semana. “Recebemos a confirmação de que é a franga mais valorizada na história da raça”, afirmou o criador, Haroldo Poliseli.

Betina pertence à raça índio gigante e é filha de Vodoo da Diamante, o maior galo índio do mundo, que mede 1,26 m.

A raça é resultado do cruzamento de galináceos altivos e a galinha caipira. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Índio Gigante, para ser considerado gigante o galo precisa ter pelo menos um metro de altura e pesar 4,5 kg. A fêmea, por sua vez, deve ter pelo menos 85 cm e pesar 3 kg.

O comprador de Betina é o criador Ademir Melauro. “É difícil conseguir aves grandes, e o acesso a essa genética exige alto investimento, por isso é uma franga preciosa”, indica. O objetivo do investimento é garantir o cruzamento da ave com o galo Mezenga, que mede 1,18 m. Melauro indica que deseja obter aves ainda mais “imponentes”. “O mercado para essas aves está em crescimento”, aposta.

24 Horas News



Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=69072