Temer empossa Caio Vieira como ministro do Trabalho

Data 11/07/2018 08:50:10 | Tóopico: Mais Notícias

Temer empossa Caio Vieira como ministro do Trabalho

Postado por Magno Martins

Do G1

O presidente Michel Temer deu posse, hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto, ao novo ministro do Trabalho, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello. Advogado e desembargador aposentado, com experiência na justiça trabalhista, Vieira de Mello foi escolhido por Temer para assumir o Ministério do Trabalho após a saída do antigo titular da pasta, Helton Yomura (PTB-RJ).

Indicado pelo PTB, Yomura foi um dos alvos da Operação Registro Espúrio, que apura irregularidades na concessão de registros sindicais pelo Ministério do Trabalho.

Na quinta passada, Yomura foi afastado do cargo pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e pediu demissão. Enquanto buscava um substituto, Temer deixou o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, como interino à frente do Trabalho.

O Palácio do Planalto informou na segunda (9), por meio de nota, a opção de Temer por Vieira de Mello, que teve uma audiência com o presidente no mesmo dia, acompanhado do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade.

Segundo o ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo), a escolha de Vieira de Mello foi uma "indicação pessoal" de Temer, "que não passou pela política".

O novo ministro não discursou na cerimônia, apenas Temer fez uma breve fala, na qual não mencionou a investigação da PF no Ministério do Trabalho.

Temer destacou a "grande experiência" jurídica de Vieira de Mello.

"É um homem de grande experiência e traz para nossa equipe décadas de atuação na área jurídica, mas sobretudo na área da justiça trabalhista. Acumula um conhecimento valiosíssimo nesse momento que a necessidade maior do brasileiro, portanto a prioridade do nosso governo, é o emprego", disse Temer.

Temer aproveitou a cerimônia para abordar a reforma trabalhista, aprovada em seu governo, que entrou em vigor em novembro de 2017. Segundo ele, a reforma colocou a legislação no "século 21.

"É uma reforma que reconhece juridicamente situações que na pratica já eram correntes, situações típicas da economia contemporânea. Essa modernização que nós fizemos reduziu os litígios trabalhistas e estimula as contratações", disse.

Após a cerimônia, Vieira de Mello concedeu entrevista no Planalto. Ele afirmou que fará um trabalho técnico à frente do ministério. O ministro ainda informou que, antes de aceitar o convite de Temer, comunicou advogado Sergio Bermudes sobre sua saída do escritório de advocacia.



Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=67076