Prefeitura divulga programação do 26º aniversário de Vale do Paraíso

Data 14/06/2018 18:40:00 | Tóopico: Regionais

Prefeitura divulga programação do 26º aniversário de Vale do Paraíso

A Prefeitura de Vale do Paraíso (localizada na região central do Estado e distante 370 km da capital Porto Velho) divulgou a Programação Oficial das Atividades Alusivas ao Aniversário do 26º de emancipação política administrativa. O evento contará com diversas parcerias para proporcionar aos munícipes uma das melhores festas já realizadas no município que tem a frente o prefeito Charles Gomes Pinheiro (PSDB).

Atividades esportivas, recreativas, culturais, shows musicais, prestação de contas, entrega de casas populares, dentre outros, farão parte da extensa programação que inicia no dia 15/06 às 16hs (sexta-feira) com a entrega de 40 casas populares, seguido a noite de uma grandiosa festa junina envolvendo as escolas do município o evento será na Praça principal cm show ao vivo e a festa continua no sábado (16/06), com uma programação recheada de atrações para todas as idades que finda com um grandioso show ao vivo, no domingo (17/06) o evento promete atrair um grande público durante o dia todo uma atraente programação esportiva e cultural foi planejada pelo prefeito Charles Gomes e sua competente equipe de trabalho que promete fechar com chave de ouro com o show do Neguinho dos Teclados, artista regional que é sucesso onde passa e na segunda-feira (18/06) Dia do Evangélico e ferido estadual às 20hs na Praça principal haverá um culto ecumênico com muito louvor e adoração ao Senhor Jesus.

O prefeito Charles Gomes disse que mesmo diante do cenário sócio/econômico em que vive o país, não poderia deixar passar em branco uma data tão importante para os moradores de Vale do Paraíso, município que o alcaide viu crescer deste a luta para se tornar emancipado político/administrativo de Ouro Preto do Oeste, distante 40 km da sede.

Histórico:

Em 1970, o governo federal resolve iniciar a colonização das terras do Território Federal de Rondônia e passou a implantar, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, projetos oficiais de colonização.
Em 19 de junho de 1970, foi criado o primeiro projeto integrado de colonização (PIC Ouro Preto), implantado na região de Ouro Preto do Oeste deu origem as cidades de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Teixeirópolis, Vale do Paraíso, foi importante para o surgimento das cidades de Urupá e Mirante da Serra. Portanto, a região onde formou se o município Vale do Paraíso foi colonizada pelo PIC Ouro Preto.

Processo pró-emancipação

O processo pró-emancipação de Vale do Paraíso foi iniciado na ocasião da elaboração da segunda Constituição do Estado de Rondônia, que foi promulgada em 28 de setembro de 1989. Na ocasião, o deputado estadual Haroldo Franklin de Carvalho Augusto dos Santos incluiu no artigo 42 da Constituição a criação de vários municípios, entre eles o de Vale do Paraíso.
O governador do estado de Rondônia, Jerônimo Garcia de Santana, arguiu no Supremo Tribunal Federal a inconstitucionalidade do artigo 42 da Constituição. Em 29 de outubro de 1991, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia suprime o parágrafo único do artigo 42 das disposições constitucionais transitórias da Constituição do Estadual.

Administradores do distrito Vale do Paraíso

Criação do Município Vale do Paraíso

O município Vale do Paraíso foi criado em 13 de fevereiro de 1992, pela Lei nº 367, sancionada pelo governador do estado de Rondônia, Oswaldo Piana.
A instalação do município de Vale do Paraíso ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse dos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito eleitos em 15 de outubro de 1992.

Prefeito nomeado

Para administrar o município de Vale do Paraíso, na fase inicial, o governador Oswaldo Piana nomeou Odenir Cordeiro de Miranda.

Prefeitos Eleitos

Primeiro prefeito, Luiz Carlos Sorroche, eleito em 2 de outubro de 1992 e empossado no cargo em 1º de janeiro de 1993 concluiu o mandato em 31 de dezembro de 1996.

Segundo prefeito, José Gasqui Perreta Filho, eleito em 6 de outubro de 1996 e empossado no cargo em 1º de janeiro de 1997 concluiu o mandato em 31 de dezembro de 2000.

Terceiro prefeito, Charles Luiz Gomes Pinheiro, eleito em 1º de outubro de 2000 e empossado no cargo em 1º de janeiro de 2001 concluiu o mandato em 31 de dezembro de 2004.

Quarto prefeito, Luiz Carlos Sorroche foi eleito em 3 de outubro de 2004 para um segundo mandato, empossado no cargo em 1º de janeiro de 2005, concluiu essa gestão em 31 de dezembro de 2008.

Quinto prefeito, Charles Luís Pinheiro Gomes foi eleito 5 de outubro para um terceiro mandato, empossado no cargo em 1º de janeiro de 2009 concluiu essa gestão em 31 de dezembro de 2012.

Sexto prefeito, Luiz Pereira de Souza eleito em 7 de outubro de 2012 foi empossado no cargo em 1º de janeiro de 2013 concluiu o mandato em 31 de dezembro de 2016.

Sétimo prefeito, Charles Luís Pinheiro Gomes eleito em 2 de outubro de 2016 foi empossado no cargo em 1º de janeiro de 2017. Esse mandato vai até 31 de dezembro de 2020.

Poder Legislativo

O Poder Legislativo do Município de Vale do Paraíso foi instalado em 1º de janeiro de 1993, com a posse dos vereadores eleitos em 4 de outubro de 1992. Desde a primeira legislatura é composto por nove vereadores.
Prefeito Charles Gomes (assinando o termo de posse) a primeira dama Sueli e o vice-prefeito Ronaldo Estevão
Prefeito Charles Gomes deputado estadual Laerte Gomes e vice-prefeito Ronaldo Estevão




Fonte: Alexandre Araujo com informações do Museu Virtual de Rondônia - Administrado pelo escritor Ovídio Amélio de Oliveira




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=66512