Tropa de Elite

Data 12/05/2011 12:26:41 | Tóopico: Policial



Oficial da PM de Rondônia foi escolhido para o temido curso de operações especiais

O Oficial da PM de Ouro Preto do Oeste, 2º tenente - PM Paulo Henrique da Silva Barbosa, partirá no próximo domingo (15) para o VI Curso de Operações Especiais na Polícia Militar do Distrito Federal. Considerado o melhor e mais rigoroso treinamento para policiais do País, o Curso de Operações Especiais (COEsp), que ganhou repercussão nacional graças ao filme Tropa Elite, ficou ainda mais completo este ano. O tenente – PM Henrique foi o único oficial de Rondônia a ser aprovado no disputadíssimo curso que vai ser ministrado em módulos urbanos com os alunos tendo aulas com os oficiais do BOPE/RJ nos morros e favelas do Rio de Janeiro, nas montanhas de Minas Gerais, na caatinga do sertão nordestino, na selva de pedra que é a capital paulista e na selva amazônica com aulas dirigidas por oficiais do Exercito brasileiro.

A turma que se formará dentro de seis meses será a uma das primeiras a receber instruções para atuar na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Nesta 6ª edição do COEsp, as atividades vão desde o condicionamento físico até estudos sobre a origem e história de grupos terroristas.O referido oficial foi o único a vencer o rigoroso processo seletivo e será o único a representar o Estado de Rondônia no Curso. A cada edição, o COEsp recebe inscrições de policiais de vários estados e outros países.

O custo para se manter no COEsp é alto. Em média, o aluno investe cerca de R$ 6 mil até o fim do programa, com a compra e reforma de equipamentos, uniformes, alojamento e alimentação. A esses profissionais cabe a ação em situações de extrema crise e o curso visa habilitar policiais para execução de missões especiais, bem como a manutenção do estado físico e atualização de conhecimentos especializados necessários ao bom desempenho em quaisquer missões especiais.

Dentre as matérias a serem aprendidas estão: Ações táticas especiais, Gerenciamento de crises, Negociação, Tiro tático policial, Treinamento físico especifico, Ações anti bomba e contra bomba, Técnicas verticais, Patrulhamento tático, Segurança de autoridades, Operações aquáticas, Operações aéreas, Operações na caatinga, Operações na selva, Montanha entre outras.

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=6384