7ª Ciretran - Projeto Mini Multa forma primeira turma em Ouro Preto do Oeste

Data 23/11/2017 10:11:56 | Tóopico: Regionais


O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio de sua equipe de Educação de Trânsito, da 7ª Ciretran da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste realizou, na noite desta terça-feira (21), a entrega de certificados a 100 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco, por terem participado do projeto Mini Multa.

Durante o projeto, foram ministradas aulas teóricas e práticas, tendo como foco principal a segurança das crianças e de seus familiares no trânsito. Os estudantes aprenderam a observar os erros que são comumente cometidos no trânsito.

As crianças, de idade entre 8 e 11 anos, participaram de um “pit stop” educativo em frente à escola, onde foram demonstradas situações reais de irregularidades cometidas pelos motoristas. Na ocasião, os alunos perceberam e corrigiram erros, como andar em cima da grama, estacionar na faixa de pedestre, entre outras infrações que fizeram com que eles passassem a questionar tais irregularidades.

Após quatro aulas teóricas e uma prática, os 100 alunos das turmas do 3° e 5° ano formaram-se, tornando-se Agentes de Trânsito Mirim. Durante a entrega dos certificados, cada formando recebeu uma carteirinha e um bloquinho de notificação lúdico, contendo as principais infrações de trânsito que são cometidas pelos adultos.

Segundo Mirley Suelem Andrade Santos, uma das responsáveis pelo projeto em Ouro Preto do Oeste, as crianças, a partir de agora, irão começar a verificar as ações de seus familiares em casa referentes ao trânsito. E, quando constatarem qualquer irregularidade, irão aplicar a multa simbólica, que pode ser convertida em algo à escolha do Agente Mirim, como por exemplo, sorvete ou chocolate.

“Os alunos nos surpreenderam quando explicamos a eles que não importa o valor financeiro da multa, que poderá ser trocada por qualquer outra coisa. Muitos deles, para nossa surpresa e orgulho, sugeriram substituir as multas por um abraço, um beijo, passear no bosque, andar de cavalinho no papai”, destacou Mirley. E ressaltou que, com esse projeto, percebeu que as crianças estão sentido falta desse contato com os pais.

A diretora da unidade municipal de ensino, Marilene Ferreira da Silva, agradeceu ao chefe da 7ª Ciretran, Wagner Roberto de Almeida e parabenizou o empenho, profissionalismo e carinho da equipe de Educação de Trânsito dedicados às crianças durante a aplicação do projeto.

“As crianças ficaram maravilhadas por terem participado de um projeto tão importante tanto para elas quanto para seus familiares e a comunidade de um modo geral, já que elas passarão a ficar mais atentas ao cotidiano do nosso trânsito”, enfatizou Marilene e agradeceu a todos da 7ª Ciretran.

Participaram do evento, como convidados especiais, o comandante da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo, capitão PM Edvaldo de Araújo Elias e o psicólogo Pedro Paulo de Carvalho, representando a Secretaria Executiva Regional de Governo.

Equipe de Educação de Trânsito
Merley Suelem Andrade Santos;
Viviane Martinelle.

Equipe auxiliar
Luana Ramos Santos;
Mariza Alzira Moreira;
Priscila Okada Araújo;
Edson Gomes;
Aribaldo Rosa da Silva.



















Fotos: Gazeta Central


Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=61814