Janot ganha round, mas pode perder luta da JBS

Data 14/09/2017 08:43:54 | Tóopico: Mais Notícias

Janot ganha round, mas pode perder luta da JBS

Postado por Magno Martins

A futura procuradora Raquel Dodge receberá um grande abacaxi para descascar

Kennedy Alencar

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, teve uma vitória dupla hoje no STF (Supremo Tribunal Federal). A corte não o considerou suspeito para investigar Temer. Também não impediu Janot de vir a denunciar o presidente, como queria a defesa do peemedebista.

O julgamento não terminou em relação a essa segunda parte, mas a maioria dos ministros tende a seguir a opinião do colega Marco Aurélio Mello, que disse que a Justiça não pode interferir no poder do Ministério Público de praticar um ato que é sua atribuição, como apresentar uma denúncia.

Ou seja, o STF pode averiguar se a denúncia é válida quando ela chegar ao tribunal, mas não pode suspendê-la, como queria a defesa de Temer.

Janot venceu o round, mas pode perder a luta da JBS. Houve más notícias hoje para o procurador-geral da República. O ministro Gilmar Mendes mostrou falhas do acordo de delação da JBS que podem, sim, levar ao questionamento da validade de provas.

A Polícia Federal encontrou mais evidências de que Marcelo Miller orientou mesmo a defesa da JBS quando ainda era procurador da República. Isso mostra que Janot foi enganado, o que o enfraquece na reta final do mandato na Procuradoria Geral da República.

As revelações sobre essa colaboração premiada têm aumentado a chance de uma rescisão, parcial ou total, do acordo. Descobertas indicam que Joesley Batista tem cada vez menos trunfos a negociar para tentar manter de pé algum acordo. Vai entregar quem? Donald Trump?

A futura procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que sucederá Janot a partir do próximo dia 18, receberá um grande abacaxi para descascar.



Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=60109