Terapia de grupo e palestra motivacional movimentam escolas estaduais

Data 18/06/2017 20:50:08 | Tóopico: Regionais


Terapia de grupo e palestra motivacional movimentam escolas estaduais
O projeto “Habilidades Sociais e Emocionais e os Desafios do Século XXI”, idealizado pela Secretaria Executiva Regional de Governo polo IV em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação –CRE, teve o seu curso dentro do planejado desta feita contemplado a Escola estadual Monteiro Lobato em Ouro Preto do Oeste, com a dinâmica terapia de grupo e a Escola Estadual Migrante no município de Mirante da Serra com uma palestra motivacional. O psicólogo/clinico Pedro Paulo de Carvalho que é Mestre em Psicologia Psicossomática, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada é o profissional responsável pela execução das tarefas.


A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira explicou o mote do projeto tem como proposta trabalhar em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação jurisdição Ouro Preto e região, como suporte para o ano letivo de 2017, junto as instituições estaduais de educação, visando o aprimoramento das habilidades profissionais no que diz respeito as qualidades essenciais sendo elas a curiosidade, coragem, resiliência, ética e liderança. O proejto em questão segundo informou a secretária de Governo além do psicólogo Pedro Paulo de Carvalho tem ainda a advogada Veralice Veris Goncalves, conselheira federal da OAB e Ivan José da Silva, teólogo, psicanalista e filosofo os três profissionais estão desenvolvendo o projeto que vem sendo muito bem aceito por parte dos educadores e alunos.

O psicólogo Pedro Paulo de Carvalho desenvolveu com os profissionais da educação que atuam na Escola estadual Monteiro Lobato uma terapia de grupo que segundo explicou o profissional é possível trabalhar diferentes aspectos, visando o bem-estar do indivíduo e a melhoria da sua qualidade de vida. Um dos benefícios elencado por Pedro Paulo é que se pode ter com a terapia é a superação da timidez, por meio do desenvolvimento das habilidades sociais e da capacidade de saber falar e ouvir o próximo.

“O indivíduo também pode encontrar o alívio em saber que não está sozinho e que outras pessoas compartilham os mesmos problemas e sofrem as mesmas angústias. Outra vantagem da terapia em grupo é a troca de informações que pode despertar novas ideias para o enfrentamento do problema trabalhado. Também podemos citar o autoconhecimento, o fortalecimento emocional e o sentimento de ajuda por auxiliar no crescimento pessoal de outro indivíduo”, disse o psicólogo.

Na Escola estadual Migrantes foi ministrada uma palestra motivacional para professores e corpo de apoio tendo os participantes aprovarem a dinâmica que foi mostrada e que será profícua no aprendizado do dia a dia que se vivencia na Escola e até mesmo no convívio familiar e social.



Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia


Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=57942