Supremo rejeita recurso de Lula e investigações continuam com Sérgio Moro

Data 24/03/2017 00:41:42 | Tóopico: Regionais


Lula é réu no caso do sítio em Atibaia e do triplex no Guarujá, que, segundo o MPF, ele ganhou a titulo de propina.

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta quinta-feira (23) um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentado contra a decisão do ex-ministro Teori Zavascki,em junho de 2016, encaminhou as investigações sobre ele para o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato na primeira instância. A decisão foi unânime no plenário da Corte. Esta foi a primeira sessão da Corte com a presença do ministro Alexandre de Moraes.

As investigações devem apurar se Lula é ou não o proprietário do sítio em Atibaia e do triplex no Guarujá. ambos imóveis que receberam reformas supostamente custeadas pelas empreiteiras, Odebrecht e OAS, ambas investigadas na Lava Jato.

O pedido de Lula foi feito dentro de uma reclamação sigilosa no STF que estava há semanas na pauta de julgamento. A defesa do petista também solicitou que ação de Sérgio Moro fosse encaminhada para o Ministério Público, com o intuito de investigar a conduta do juiz federal do Paraná.

Em junho de 2016, o ex-ministro Teori invalidou parte da interceptação telefônica feita pela Lava Jato, entre Lula e a então ex-presidente Dilma Rousseff, por considerá-la ilegal, apontando que Moro usurpou a competência do STF ao autorizar os grampos.

Ainda como presidente da República, Lula arrecadou dinheiro para PT

Marcelo Odebrecht revelou compra de MP por R$ 50 milhões em 2009


As revelações de Marcelo Odebrecht sobre a corrupção nos governos do PT colocam de vez os ex-presidentes Lula e Dilma na chamada “cena do crime”, no esquema desmantelado pela Lava Jato. Ainda no cargo de presidente da República, Lula se encarregou pessoalmente de arrecadar dinheiro, inclusive no caixa 2, para a campanha de eleição de Dilma. As revelações de Odebrecht retomam a expectativa da prisão de Lula. Afinal, não há em Curitiba acusado de crimes mais graves. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Odebrecht contou ao Tribunal Superior Eleitoral, que Lula gerenciava a “conta corrente” de R$150 milhões aberta pela empreiteira para o PT.

As revelações de Odebrecht explicam o desespero de Dilma para nomear um ministro do STJ que o soltasse, segundo denúncia do MPF.

A Lava Jato será resumida, no futuro, como o escândalo em que dois presidentes da República trataram pessoalmente de dinheiro sujo.

As revelações de Odebrecht mostram como foi preciosa sua delação premiada para esclarecer e incriminar a quadrilha que governou o País.


Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=55876