Meio ambiente

Data 27/03/2011 01:26:18 | Tóopico: Política



Vereador Rony da Farmácia quer local para recebimento de pneus velhos

A acumulação de pneus é um problema ambiental cada vez mais grave no Brasil e no mundo. Preocupado com destinação desse tipo de resíduo o vereador Rony da Farmácia (DEM) quer um local adequado em Ouro Preto do Oeste para recolhimento de pneus velhos.
De acordo com o vereador Rony da Farmácia, o mesmo foi procurado por donos de borracharias e lojas do ramo para interceder junto ao prefeito do município Alex Testoni (PTN) que seja viabilizado um posto de recolhimento de pneus velho, uma espécie de Ecoponto. Segundo o parlamentar os pneus abandonados em terrenos baldios, descartados em córregos ou armazenados à espera de destinação final, tendem a acumular água no seu interior e representam um criadouro potencial do mosquito da dengue. Há ainda a preocupação ambiental com os pneus considerados inservíveis, uma vez que além diminuir a vida útil dos aterros sanitários, pelo fato de ocupar um grande espaço nos mesmos, se queimado a céu aberto gera fumaça negra de forte odor liberando dióxido de enxofre para a atmosfera, e causando danos ambientais e à saúde pública.

“O descarte de pneus a céu aberto e em qualquer lugar, acaba transformando- se em um problema crescente e grave de saúde pública, particularmente em países de climas tropicais, como o Brasil. Empilhados, eles servem de criadouros para mosquitos transmissores de doenças como a dengue, febre amarela e malária. Por isso que a retirada deles, na prática, é uma medida de prevenção à essas doenças”, pontuou o vereador que fez uma observação quanto a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA nº.301/02 a mesma determina que as empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final ambientalmente adequada aos pneus inservíveis.

O vereador disse que os pneus recolhidos serão enviados a grandes indústrias e utilizados para gerar energia em caldeiras, ou ainda, passam por processos de reciclagem e são transformados em tapetes de automóveis, mantas para quadras esportivas, pisos industriais, borrachas de vedação, solados de sapatos, dutos pluviais, manta asfaltica, entre outros.

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com



Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=5488