FOCO NA EDUCAÇÃO

Data 05/02/2017 02:35:47 | Tóopico: Política


Escola Estadual 28 de Novembro promove Semana Pedagógica

As aulas da rede estadual de ensino começam neste dia 06/02 (segunda-feira), mas os professores da Escola Estadual 28 de Novembro em Ouro Preto do Oeste, realizaram a 1ª Semana Pedagógica de preparação, para receber os alunos com muitas novidades em 2017. A Semana Pedagógica da escola teve início no auditório da unidade escolar com uma palestra motivacional do psicólogo Pedro Paulo de Carvalho profissional renomado na área e prosseguiu desta feita no auditório da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV com oficinas temáticas e palestra com a Dra. Lilian Galvão que abortou o tema “Síndrome Esgotamento Profissional”, conhecida como a síndrome de Burnout. O evento pedagógico faz parte do projeto educacional idealizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV tendo a frente a secretária Maria Araujo de Oliveira e a Coordenadoria Regional de Educação –CRE sob a chefia da pedagoga Marivone Resende de Araujo. O mote do projeto segundo pontuou a secretária de Governo Maria Araujo é levar em todas as escolas estaduais dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra e Teixeirópolis além dos Distritos de Rondominas e Santa Rosa, palestras motivacionais com os profissionais Pedro Paulo de Carvalho (psicólogo) e Ivan José da Silva (psicanalista teólogo e filosofo).


De acordo com a diretora da unidade escolar, pedagoga Rose Lubiana, na Semana Pedagógica foram discutidos diversos temas relacionados à organização escolar. Houve circuito de palestras, ações do serviço de orientação educacional/psicopedagogia, ações de supervisão educacional, estudo por área de conhecimento e foco na proficiência.


Assuntos como: trabalho em equipe, definição de prioridades para o ano foram os demais temas abordados durante a Semana Pedagógica que alinhou e fortaleceu as responsabilidades do corpo docente para o bom andamento da caminhada pedagógica deste ano. “Precisamos dar passos de qualidade dentro e fora da sala de aula para cuidar e educar nossos jovens corroborando a relação professor, aluno e escola”, enfatizou a diretora.


A coordenadora Regional de Educação – CRE, Marivone Resende disse que este é o momento estratégico para refletir sobre a realidade da escola e planejar o ano letivo, tendo como objetivo maior melhorar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, o desempenho de nossos estudantes. Além da reflexão, cada escola deve elaborar o planejamento pedagógico levando em consideração o currículo referenciado, os projetos estruturantes da rede, o inventário das dificuldades de aprendizagem e conteúdos críticos identificados pelos professores, além dos conteúdos prioritários em cada componente curricular. Todos esses documentos visam a contribuir para a organização do plano de ensino.

“A jornada pedagógica deve proporcionar aos educadores, em especial aos professores e à gestão da escola, momentos de reflexão, debate, avaliação, construções coletivas para melhorar o planejamento das ações pedagógicas a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2017; assim, é possível avaliar os caminhos, descaminhos e os desafios da Educação”, analisou a coordenadora.

Fonte

Texto: Alexandre Araujo


Fotos: Alexandre Araujo


Secom – Governo de Rondônia







Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=54865