Anderson deputado, Hildon coerente e Daniel Pereira se prepara para 2018

Data 10/01/2017 19:10:36 | Tóopico: Regionais

Posse – Nesta terça-feira (10), Rondônia tem um novo deputado estadual com a posse de Anderson da Silva Pereira, o Anderson do Singeperon (PV-PVH), que assume a vaga da saudosa deputada Lúcia Tereza (PP-Espigão), que faleceu no último dia 23 devido a complicações cardíacas. A solenidade de posse ocorreu pela manhã no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa (Ale), sob o comando do presidente, Maurão de Carvalho (PMDB-Andreazza).

Austeridade – Como havia antecipado e assim se portou durante a campanha eleitoral, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) já exonerou o secretário de Administração, Hélio Fabrício de Faria Lima. Não se tem informações oficiais sobre o motivo –ou motivos– da demissão, mas Hildon é um empresário, agora também político de ações diretas, objetivas, práticas. Na política tudo é mais difícil, complicado, na maioria das vezes pela sujeição à morosidade da administração pública. Hildon demonstra que ainda está convicto do que pregou durante a campanha.

Futuro – A maneira direta e objetiva de agir do prefeito Hildon, atitudes raras na política poderá ser o diferencial na sua administração. A distância administrativa entre a pública e a privada é enorme. Na política até a Lei da Física é questionada, pois nem sempre a menor distância entre dois pontos é uma linha reta. Hildon demonstra que não pretende abrir mão de sua maneira austera de administrar, e a demissão de Fabrício é um alerta para a equipe. Luiz Guilherme Erse, do Planejamento assumiu interinamente a Administração.

2018 – Há quem garanta que, apesar de as eleições gerais de 2018 ainda estarem distantes, que os bastidores estão “fervendo” na composição de candidaturas fortes. Não é segredo que o governador Confúcio Moura (PMDB) formata uma candidatura a uma das duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Valdir Raupp (PMDB-RO) e Ivo Cassol (PP-RO). E caso Confúcio mantenha sua posição deverá deixar o PMDB. E que o PSB é o caminho mais curto. Até aí morreu Neves...

2018 II – Outro assunto predominante nas rodas políticas é que o vice, Daniel Pereira (PSB), que estaria com uma vaga certa no Tribunal de Costas (TC) do Estado não abre mão de uma candidatura ao governo do Estado. Ele será o governador com a renúncia de Confúcio seis meses antes das eleições e pretende candidatar-se a permanecer no cargo. Como o assunto é delicado, e importante, muito ainda se comentará sobre a situação. Mas Daniel pretende ser governador a partir de 2019. E tem pedigree eleitoral para isso.

Respigo

Muito calor na região Norte do Paraná desde o início da semana. Em Londrina os termômetros atingiram na manhã de hoje (10) a 34 graus, com sensação térmica beirando os 40 graus +++ Com o agravante da umidade sempre muito baixa, bem diferente de Rondônia. O calor da Amazônia é elevado, mas a umidade também é alta, o que ameniza a situação +++ Assistir TV desde o início do ano é uma missão nada fácil nos mais diversos canais. A maioria apresenta apenas programas repetidos deixando o telespectador sem opção +++ Além das pretensões de Daniel Pereira de governar Rondônia a partir de 2019, como citamos acima, há pelo menos mais dois nomes em evidência: do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e do presidente da Ale, deputado Maurão de Carvalho. Mas é assunto para a próxima coluna.

WALDIR COSTA/RONDONIADINAMICA


Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=54224