DESENVOLVIMENTO

Data 18/11/2016 00:41:49 | Tóopico: Política


Sebrae apresenta avaliação do Desenvolvimento Econômico Territorial em Ouro Preto do Oeste
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/RO, em parceria com o governo do estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV e prefeitura de Ouro Preto do Oeste, realizou no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ouro Preto - Aciop a avaliação do projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET). O consultor do Sebrae Beto Maciel foi o responsável em apresentar os trabalhos executados pelo DET ao comitê gestor que é uma instância de governança responsável por acompanhar, elaborar e assessorar a implementação de ações e políticas que beneficiem um setor, uma empresa, uma instituição, uma cidade ou um território. No Caso do Comitê Gestor da Lei Geral, entende-se que o mesmo é responsável por:

Acompanhar a regulamentação e a implantação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no Município, inclusive promovendo medidas de integração e coordenação entre os órgãos públicos e privados interessados; - Políticas Públicas. Sugerir e/ou promover ações de apoio ao desenvolvimento da microempresa e da empresa de pequeno porte local ou regional. - Apoio ao Desenvolvimento – DET.

Beto Maciel explicou que o objetivo do projeto é melhorar o desenvolvimento dos municípios aumentando o poder econômico dos moradores, buscando fortalecer as atividades que fazem o dinheiro circular dentro do município. Beto esclareceu que o primeiro passo para que as mudanças sejam notadas é feito através do mapeamento econômico das regiões. Em Ouro Preto do Oeste, as atividades agrícolas e pecuárias (corte e leite) são predominantes no desenvolvimento do município.

Os municípios de Ouro Preto do Oeste, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Presidente Medici e Mirante da Serra que compõe o território central do DET tiveram intensas atividades voltadas para o fortalecimento dos setores público e privado. Instalação de salas do empreendedor (Ouro Preto, Teixeirópolis e Nova União) com atendentes capacitados, 5 planos de compras concluídos (Presidente Médici, Nova União, Teixeirópolis, Vale do Paraíso e Ouro Preto do Oeste),editais exclusivos de compras de até 80 mil reais nos 6 municípios do DET. Criação de 4 Comitês Gestores da Implementação da LG (1 em Urupá, 1 em Presidente Médici, 1 Nova União e 1 Ouro Preto) e outras ações que foram implementadas nos municípios.

Para o ano de 2017 o projeto DET através dos participantes do comitê gestor traçou metas que foram colocadas em pauta durante a apresentação os trabalhos e por sugestão da secretaria de governo Maria Araujo de Oliveira foi sugerido para o primeiro trimestre do próximo a realização de um Seminário com os Setores Produtivos da Agricultura Familiar em Ouro Preto do Oeste durante dois dias. Foram pautadas mais 4 sugestões: Evento com foco em exportação dos produtos locais – como acessar esse mercado, Ampliação das compras do PNAE e Diversificação da Produção, Realizar reuniões entre os parceiros por setor e somar os planos para não sobrepor programas e Qualificar e unificar uma ação específica para a agroindústria.



Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia






Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=53014