O juiz que sacode o Brasil

Data 27/11/2014 11:01:15 | Tóopico: Mais Notícias

O juiz que sacode o Brasil

SÈrgio Fernando Moro

Do El País - Pedro Cifuentes

No topo do caso Petrobras, que investiga o possível desvio organizado de mais de 9 bilhões de reais e está abalando as estruturas institucionais do Brasil, está um juiz federal de 42 anos: Sergio Moro, considerado um dos maiores especialistas em lavagem de dinheiro do país (senão o maior). No último dia 14, ao assinar uma ordem de prisão contra 21 dos membros mais ricos e poderosos do establishment empresarial, ele se tornou também uma das personalidades mais respeitadas e comentadas do país.

Nas ruas de Curitiba, onde o escritório de Moro centraliza as investigações da Operação Lava Jato, o magistrado já é uma figura popular. “Ele é um juiz com impulso, não se detém diante de nada”, afirma o diretor de uma importante emissora local que tenta dissimular seu entusiasmo. Outros jornalistas intervêm para elogiar seu “sentido de justiça”.

A crescente reputação de Moro intimida até os advogados de defesa dos 13 empresários ainda presos. “Ele tem muito respaldo na Justiça Federal”, reconhece Pedro Henrique Xavier, advogado da importante construtora Galvão Engenharia SA. Na delegacia da Polícia Federal onde dividem a cela e prestam depoimentos os milionários detidos, os letrados reclamam diariamente porque seus clientes ainda não abandonaram a cadeia.

Cilque aí O juiz que sacode o Brasil e leia a continuação da reportagem
Internet gratuita finalmente chega às ruas do Recife

 

Do Diario de Pernambuco - Carolina Braga

 

Acessar a internet de graça na rua já é possível em 74 pontos do Recife. Desde ontem, essas áreas estão conectadas por uma rede sem fio gratuita, através do projeto Conecta Recife, promovido pela prefeitura, que começou a ser instalado em 14 de outubro. O sinal funciona 24 horas por dia, mas antes de utilizar, o usuário precisa fazer um cadastro e confirmá-lo por e-mail. Até ontem, 24,5 mil cadastros foram efetuados. Cada ponto tem raio de até 100 metros de alcance. O acesso é monitorado por um software que impede sites pornográficos e de apologia ao crime.

O projeto, promovido por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Secretaria de Turismo e Lazer, busca incluir digitalmente os recifenses e dar acesso a informações de turismo e lazer aos visitantes. “Cada hotspot aguenta até 100 usuários logados. Se passar deste número, enviaremos uma mensagem pedindo para o usuário aguardar”, explicou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes. Nos pontos onde há aglomeração de pessoas, há mais de um hotspot. 

.Conexões 

Ontem pela manhã, houve alguns problemas em dois dos três locais onde o Diario testou o sistema. Na Rua da Moeda, a página de cadastro não carregou. No Parque 13 de Maio, o celular não encontrou a rede, que estava instável. Na Praça do Arsenal, o sinal funcionou bem, mas com celular que opera o sistema Android. Em um iPhone, que roda com iOS, não houve sucesso. 

Por nota, a Emprel informou que pode haver falha se o usuário estiver distante do lugar sinalizado. (Colaborou Thais Arruda)

Armando e Kátia confirmados, mas Dilma não anuncia hoje

 A presidente Dilma Rousseff desistiu de nomear oficialmente hoje Kátia Abreu (Agricultura) e Armando Monteiro (Desenvolvimento) para deixar claro que eles integram a cota política, e não técnica, do novo governo, informa Vera Magalhães, hoje na Folha de S.Paulo.

Segundo a colunista, a presidente quis evitar que o PMDB alegasse que a senadora será parte da equipe econômica e pedisse outras cinco pastas para manter seu quinhão na Esplanada.

Assim, Dilma, que convidou Kátia há nove dias, deixará a aliada por tempo indefinido sob ataque do PT.

De um aliado de Dilma sobre a marcha lenta da reforma ministerial: "É como canta Paulinho da Viola: faça como um velho marinheiro, que durante o nevoeiro leva o barco devagar".




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=37543