Negado

Data 03/08/2010 18:50:17 | Tóopico: Política



Negado registro de candidatura de Cassol e seus suplentes ao Senado

Da reportagem do TUDORONDONIA – O ex-governador de Rondônia, candidato ao Senado Ivo Narciso Cassol (PP) teve seu pedido de registro de candidatura negado em sessão do Tribunal Regional Eleitoral nesta quarta-feira. Além de Cassol, os registros dos suplentes, Reditário Cassol e Odacir Soares Rodrigues também foram indeferidos.

O ex-governador enfrentou dois pedidos de cassação de mandato por abuso de poder político e econômico e compra de votos, a pedido do Ministério Público Federal. Uma das ações foi julgada improcedente pelo Tribunal Superior Eleitoral e a outra foi suspensa por uma ação cautelar. Os advogados de Ivo Cassol alegaram que o seu vice, João Cahúlla não tinha sido ouvido no processo.

Os autos retornaram ao TRE para que fosse incluída a defesa de Cahúlla. A ação cautelar pedia a suspensão do processo até que fosse julgado o mérito, mas não foi feito um aditamento do pedido de elegibilidade após a vigência da lei do Ficha Limpa, que prevê inelegibilidade em casos de condenação por órgão colegiado.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Zelite Carneiro e o juiz eleitoral Reginaldo Joca votaram contrários ao voto do relator, juiz Élcio Arruda. Na opinião deles, a cautelar obtida por Ivo Cassol garante a suspensão de qualquer ação, inclusive a inelegibilidade proposta pela lei do Ficha Limpa. O ex-governador vai recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral.


Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=1526