PALESTRA

Data 29/03/2012 12:33:57 | Tóopico: Política



Gestão municipal de Ouro Preto é debatida em universidade
Pela forma inovadora de administrar, prefeito Alex Testoni foi convidado a participar das discussões sobre a modernização da gestão pública.

“A modernização da gestão pública e os reflexos na vida do cidadão brasileiro”, este foi o tema do debate promovido pelo curso de direito do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná – CEULJI/ULBRA e que teve como convidado especial o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni. O evento aconteceu nesta segunda-feira (26) e contou com a participação do diretor geral da universidade, professor Valmir Miguel de Souza, presidente da OAB de Ji-Paraná, Dr. Jacinto Dias, coordenação, docentes e acadêmicos do curso de direito e alunos dos cursos de administração e serviço social.
O objetivo do encontro foi articular os conhecimentos teóricos com a prática, através da explanação de um modelo de gestão pública que está em conformidade com as leis e que tem dado certo, como enfatizou a coordenadora do curso de direito, Alessandra Mizuta. “Nossa intenção é apresentar na prática o que se tem visto na teoria, por isso, proporcionamos este evento, para que os acadêmicos conheçam um modelo de gestão que tem rendido frutos proveitosos”, explicou.
Bruno Chahaira, professor e idealizador do evento, também ressaltou a motivação pela escolha do palestrante. “Fiquei impressionado com o modelo de gestão adotado em Ouro Preto. Coisa única em termos de Brasil. O prefeito tem aplicado os princípios do direito administrativo a risca, cumprido rigorosamente a legislação brasileira”, pontuou.
No uso da palavra, Testoni explicou o porquê da adoção de um modelo centralizador, que apesar de ter sido criticado por muitos no início de sua administração, mostrou-se eficaz na cidade de Ouro Preto. “A gestão pública é toda amparada por lei. E foi baseado nelas que adotamos o modelo da nossa administração. Ouro Preto precisava avançar, mas era preciso primeiramente fazer economia para depois começar os investimentos. E o primeiro passo foi a extinção dos cargos de secretariado, que tem repercutido mensalmente em economia aos cofres público, sendo o dinheiro revertido em políticas públicas”, explicou.
Outro fator determinante apontado pelo chefe do executivo para a eficácia da gestão é a adoção do pregão presencial e pregão eletrônico nas licitações, que além da economia aferida nas compras públicas, conferem lisura e transparência aos processos licitatórios.
Ao final do evento, foi cedido espaço para as indagações dos acadêmicos e docentes que em conjunto discutiram as ações explanadas pelo prefeito.

Assessoria



Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=12518