Chip da beleza: Queridinho das famosas não tem registro na Anvisa
Data 23/04/2024 14:17:19 | Tóopico: Brasil
Método é usado por quem quer resultados rápidos
Chip da beleza é seguro? Foto: Freepik
A busca pelo corpo perfeito e dentro dos padrões tem feito com que muitas mulheres recorram aos mais diferentes procedimentos estéticos. Um dos mais famosos é o tal do “chip da beleza”, que nada mais é do que um implante hormonal.
De acordo com uma reportagem da BBC, o “chip” é colocado por baixo da pele e faz com que a pessoa que usa perca peso, além de retardar o envelhecimento, diminuir a gordura corporal, aumentar libido e a massa muscular. Os implantes são feitos em farmácias de manipulação e colocados no organismo em uma clínica médica, em um procedimento que demora poucos minutos.
Especialistas ouvidos pelo veículo afirmaram que o chip pode conter as mais variadas substâncias, como os hormônios testosterona e gastrinona, anabolizantes, inibidores de apetite, acelerador de metabolismo, entre outros. Mas, apesar de prometer tantos resultados positivos em pouco tempo, o chip da beleza é motivo de preocupação entre os médicos.
Os profissionais ressaltam o perigo de misturar tantos componentes e, por serem feitos em farmácias de manipulação, não possuem bula e informações suficiente sobre as substâncias presentes no implante. Apesar de famoso e queridinho de muitas celebridades, há algo que muita gente não sabe: o chip da beleza não tem aprovação da Anvisa para fins estéticos.
Os médicos ainda enumeram uma série de questões: a falta de controle do que é colocado no chip, doses adequadas, efeitos colaterais, etc. A procura pelo produto cresceu tanto que grupos de medicina enviaram uma carta à Anvisa para alertar sobre o uso indiscriminado do chip da beleza, que carece de mais estudos que garantam sua segurança.
Confira de segunda a sexta-feira às 15h30 o quadro Dicas de Saúde e Beleza na Rádio 93 FM.