Curiosidades sobre o tradicional bolo de aniversário gigante de São Paulo

Data 29/01/2023 18:19:29 | Tóopico: Coluna Você Sabia?


A cidade de São Paulo comemora seus 469 anos hoje (25/01) e quem ganha é a população, que será presenteada com eventos de todos os tipos espalhados pela capital. Haverá shows de Almir Sater, João Gomes, Nando Reis, MC Hariel, entre outros artistas, um passeio ciclístico e o tradicional corte do bolo de aniversário da cidade.

 

O tema da festa é “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui” e as festividades já começaram, vão do dia 21 até 29 de janeiro, com programação extensa. Um dos eventos mais esperados é o corte do bolo gigante servido em todos os aniversários de São Paulo. Tradicionalmente, o bolo é servido no Bixiga, mas dessa vez, a prefeitura anunciou que essa parte da festa ocorrerá no Mercado Municipal.

 

Se você ainda não conhecia o bolo gigante de SP, veja algumas curiosidades:

 

Veja também 

 

Aniversário de São Paulo: a fundação da maior cidade da américa latina

 

Robosaurus: o robô dinossauro criado para engolir carros e aviões


O bolo foi idealizado em 1935 por Armandinho do Bixiga, uma das grandes personalidades do bairro, mas a tradição só começou no ano seguinte, em 1986, quando São Paulo estava celebrando seu aniversário de 432 anos.

 

 

Após o falecimento de Armandinho do Bixiga, o evento passou a ser comandado por Walter Taverna e sua família, tradicionais no bairro também.De início, o bolo foi custeado pelos moradores do bairro do Bixiga e a ideia era que ele tivesse sempre o tamanho do aniversário da cidade, ou seja, iria aumentando a cada ano.


Por exemplo, no seu aniversário de 453 anos, o bolo teve 453 metros e, segundo uma reportagem do Jornal da Gazeta,naquela época foi usado 1500 kg de farinha de trigo, mais de 13 mil ovos, 650 kg de margarina, 82 kg de fermento e 55 kg de coco ralado.

 


E qual o sabor do bolo então? Ninguém sabe ao certo qual será o sabor da vez, a verdade é que o bolo já teve várias versões, chocolate, coco, creme. É sempre um mistério para quem vai se aventurar na fila para garantir seu pedaço. Atualmente, vários sabores são oferecidos.


Diferente do bolo atual, antigamente ele era servido em uma mesa gigante no Bixiga, valia tudo para garantir o maior pedaço possível. As pessoas levavam sacos de lixo, caixas de isopor, sacolas de mercado e, até mesmo, pás de lixo para garantir uma boa quantidade.

 

 

Em 2009, os patrocinadores se afastaram do evento após uma polêmica envolvendo o Pânico na TV. A equipe do programa humorístico havia incentivado, no ano anterior, uma guerra de bolo entre as crianças que estavam lá.

 

O Senai, que era quem confeccionava o bolo, não se sentiu bem em ver sua instituição atrelada ao vandalismo promovido pelo programa. Isso porque, eles começaram a jogar pedaços de bolo na própria comunidade.De 2009 a 2017, graças às polêmicas anteriores, resolveram aderir a um método mais higiênico e menos caótico de distribuição. O bolo era servido já cortado, com sabores variados e é entregue para todos que entrarem na fila.

 

A partir de 2017, a antiga tradição foi retomada e o bolo gigante voltou a ser colocado em uma enorme mesa. Naquele ano, a cidade completou 463 anos, então, o bolo teve 463 metros.O bolo, que aumentava de tamanho a cada ano, já chegou a entrar no livro dos recordes como maior bolo de aniversário do mundo.


Durante a pandemia de coronavírus (2021 e 2022), o evento foi cancelado e aconteceu apenas de forma virtual (um jeito triste de comemorar para quem gostava de lutar pelo bolo).

 

A família responsável por organizar o tradicional bolo do Bixiga decidiu não servi-lo este ano por conta da morte de Walter Taverna, um dos idealizadores do evento, que é considerado um ícone e um dos patronos do bairro.

 

 

Ele morreu em maio de 2022.


A prefeitura, porém, anunciou que o corte do bolo acontecerá em outro local. Então, quem quiser garantir o seu pedaço deve ir, dia 25 de janeiro, até o Mercado Municipal de São Paulo, que estará aberto das 6h às 18h. Endereço: R. da Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo.

 

Fonte: Terra

 

 


 

LEIA MAIS



Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=101290