Imagens mostram as condições prisionais de manifestantes

Data 27/01/2023 00:16:18 | Tóopico: Justiça

A prisão de cerca de 1,5 mil pessoas causou superlotação nas penitenciárias masculina e feminina do DF

Algumas celas com capacidade para oito pessoas, receberam 12 e outras 22 manifestantes Foto: Reprodução/Defensoria Pública da União

A Defensoria Pública da União (DPU) elaborou um relatório no qual é possível ver as condições prisionais de centenas de manifestantes que foram presos após os atos em Brasília no dia 8 de janeiro.

Para criar esse documento, a DPU, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e o Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura (MNPCT) fizeram visitas nas penitenciárias onde os manifestantes estão presos nos dias 10 e 13 de janeiro.

Leia também1 Analista da CNN teme novos calotes de países no governo Lula
2 Abatida, mãe de Daniel Alves se reúne com advogados
3 Gilmar Mendes nega pedido de liberdade para Jairinho
4 Após duras críticas, Moraes libera redes sociais de Nikolas
5 Covid: Aplicação de bivalente deve começar em 27 de fevereiro

A apresentação tem 71 páginas e mostra que a chegada dos novos presos gerou superlotação nos presídios. A primeira visita revelou que as celas que têm capacidade para oito pessoas, passaram a alocar 12.

Na segunda visita, os presos relataram à DPU que algumas celas estavam com mais de 22 detentos em um espaço com oito camas.

A Polícia Federal prendeu cerca de 1.500 pessoas, número que representa aproximadamente 10% da população prisional de todo o Distrito Federal.

Banheiro das celas onde os manifestantes foram presos no DF Foto: Foto: Reprodução/Defensoria Pública da União

A superlotação na penitenciária feminina levou as autoridades a liberarem um bloco vazio na penitenciária masculina para acomodá-las. Prática que, de acordo com o DPU, é uma situação grave que vai contra a Lei de Execuções Penais.

Outro ponto apresentado pela DPU foi a falta de roupas e kit de higiene para todos os manifestantes presos. As mulheres, por exemplo, não tiveram nem acesso a banho quente.

Cobertores finos e falta de toalhas para banhos e roupas íntimas também foram algumas das reclamações apontadas no relatório.




Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=101231