(1) 2 3 4 ... 22424 »
Justiça : Barroso elogia Moraes: “Todos nós sofremos, mas ele mais do que os outros”
Enviado por alexandre em 23/04/2024 00:10:03


Luiz Roberto Barroso, presidente do STF, e Alexandre de Moraes. Reprodução

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, elogiou o colega de corte Alexandre de Moraes em um debate na tarde desta segunda-feira (22), apesar de recentes desacordos entre eles.

Barroso também mencionou que as investigações em andamento apontam para uma “tentativa efetiva de golpe” durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

O magistrado participou de um debate na Fundação FHC, no centro de São Paulo, sobre o papel do STF na democracia.

Ao abordar o tema da atuação de extremistas no país, Barroso elogiou Moraes, que é frequentemente alvo de críticas por parte de apoiadores de Bolsonaro.

“Enfrentamos uma situação complexa em 8 de janeiro de 2023. O Supremo precisou assumir um papel central no combate ao extremismo. Por isso, defendo a atuação do ministro Alexandre de Moraes. Ele enfrentou esse desafio com coragem, lidando com ameaças pessoais, incluindo à sua família. Todos nós sofremos, mas ele mais do que os outros”, afirmou Barroso.

Barroso acrescentou: “No geral, considero a atuação de Moraes digna de admiração e respeito, e acredito que ele desempenha um papel crucial no atual cenário brasileiro.”

O presidente da corte também criticou as redes sociais, um tópico frequentemente mencionado por Moraes. “O modelo de negócios dessas plataformas muitas vezes usa a liberdade de expressão para justificar a promoção de discursos de ódio.”

Barroso também falou sobre as investigações em curso sobre uma possível tentativa de golpe de Estado durante o governo de Bolsonaro, no final de 2022.

“Segundo as informações preliminares, houve uma tentativa efetiva de golpe que foi evitada pelo comandante do Exército, que se recusou a participar. Isso ainda está sendo investigado, mas os depoimentos do ajudante de ordem e de pelo menos dois comandantes militares indicam que essa conversa realmente aconteceu”, afirmou.

O ministro também afirmou que os esforços para retornar ao voto em papel na administração anterior eram um “gérmen de golpe”. Ele foi presidente do TSE de 2020 a 2022, quando houve propostas para retomar o sistema antigo.

“O voto em papel no Brasil sempre foi sinônimo de fraude eleitoral desde o início da República, e conseguimos superar isso. Voltar a esse modelo? Isso para mim já era um indício de golpe, alegando que a eleição havia sido fraudada.”

Justiça : PF abre inquérito para investigar invasão a sistema de pagamentos do governo
Enviado por alexandre em 23/04/2024 00:06:20


Agente da PF de costas
PF abriu um inquérito para investigar a invasão ao Siafi – Agência Brasil

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), a plataforma vital para a gestão financeira do governo federal do Brasil.

Durante o último mês de abril, foram detectados acessos não autorizados ao Siafi, levando a suspeitas de emissões indevidas de ordens de pagamento e até mesmo desvios de recursos. As investigações sugerem que usuários autorizados podem ter tido suas credenciais comprometidas, permitindo acesso não autorizado ao sistema.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que a invasão foi realizada por um usuário com acesso legítimo ao sistema, destacando preocupações sobre a autenticação de acesso. “Não foi a ação de um hacker sobre o sistema, foi um usuário comum, que já tem acesso ao sistema”, esclareceu o ministro.

Segundo o petista, a investigação está focada na autenticação dos acessos ao sistema, buscando entender como um indivíduo não autorizado conseguiu acesso utilizando credenciais autenticadas. As investigações, conduzidas em sigilo pela Polícia Federal em colaboração com o Tesouro Nacional, têm o objetivo de identificar os responsáveis por essa violação.

Fernando Haddad com expressão séria, falando em microfone
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad – Agência Brasil

“Como alguém teve acesso tendo sido autenticado. É isso que a PF está apurando e está rastreando para chegar nos responsáveis”, reforçou Fernando Haddad.

Enquanto isso, o Tesouro Nacional tranquilizou o público, afirmando que as tentativas de operações fraudulentas foram detectadas a tempo, sem causar danos à integridade do sistema. Medidas adicionais foram implementadas para reforçar a segurança, e o Tesouro está colaborando plenamente com as autoridades.

O Siafi desempenha um papel crucial na gestão financeira do governo federal brasileiro, registrando a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil de diversos órgãos e entidades públicas. A gravidade deste incidente destaca a necessidade contínua de medidas robustas de segurança cibernética e controle de acesso em sistemas governamentais.

Regionais : Jovem mata a mãe e corta sua mão para sacar dinheiro em banco
Enviado por alexandre em 22/04/2024 23:54:18


José Natan dos Santos Carvalho matou a própria mãe em Salvador. Foto: Reprodução

José Natan dos Santos Carvalho, de 21 anos, disse à polícia que matou a própria mãe a facadas durante um ritual de magia negra. Sandra Maria dos Santos Carvalho, de 58 anos, foi encontrada morta e com uma das mãos amputadas dentro de sua casa em Salvador, na Bahia, no último sábado (20).

Segundo o juiz Leandro Florencio Rocha de Araújo, que manteve o jovem preso após audiência de custódia, “o flagranteado confessou a prática do crime, tendo aduzido que matou sua genitora durante a prática de um ritual de magia negra, em detrimento da vítima ter realizado um ritual de magia negra contra si em momento anterior. Disse que fez um corte no pescoço da vítima, utilizando-se de uma faca, e depois decepou a mão da ofendida, para que pudesse pegar dinheiro no banco”.

A vítima morava com o filho e outros parentes na Travessa Luzimar, bairro da Boca da Mata de Valéria, na capital baiana. O crime foi descoberto quando o jovem procurou uma prima em busca de dinheiro para uma viagem.Ao ser questionado sobre a mãe, José Natan não soube responder, levantando suspeitas. A polícia foi acionada após relatos de um cheiro ruim vindo da casa da vítima.

Apesar de o corpo ter sido encontrado no sábado, acredita-se que a morte tenha ocorrido dias antes, devido ao avançado estado de decomposição. A Polícia Militar suspeita que a mão da vítima tenha sido amputada para realizar um saque no banco por meio da impressão digital.

Jovem mata a mãe e corta sua mão para sacar dinheiro em banco


Mão feminina em caixa eletrônico. Foto: ilustração

Um homem identificado como José Natan dos Santos Carvalho, de 21 anos, foi preso por matar sua mãe, Sandra Maria dos Santos Carvalho, a facadas em Salvador. Ele ainda teria arrancado uma das mãos da vítima para conseguir fazer o saque de dinheiro em uma agência bancária.

O corpo de Sandra foi encontrado no sábado (20), dias após sua morte, já em avançado estado de putrefação. A Polícia Civil investiga os detalhes do crime, enquanto o suspeito aguarda à disposição do Poder Judiciário, após passar por exame de corpo de delito.

A denúncia foi feita por uma prima do criminoso, que suspeitou do caso após José ir pedir dinheiro emprestado. “Ele disse que precisava fazer uma viagem, mas não conseguiu. Aí, perguntaram por Sandra e ele não soube responder. Então, a prima foi à casa da tia e sentiu o mau cheiro e chamou a polícia”, afirmou a Polícia Civil da Bahia.

Regionais : Bolsonaro diz que começou obra da BR-319 e culpa Marina da Silva por inviabilização: “Aquela senhora dita das selvas”
Enviado por alexandre em 22/04/2024 23:47:29

Confira o discurso do ex-presidente sobre a rodovia que liga Rondônia ao Amazonas

Bolsonaro diz que começou obra da BR-319 e culpa Marina da Silva por inviabilização: “Aquela senhora dita das selvas”


Leia Também

Regionais : PSB anuncia pré-candidatura do ex-Senador Ernandes Amorim a prefeito de Ariquemes
Enviado por alexandre em 22/04/2024 23:45:50

Vinicius lembrou que Amorim já foi prefeito de Ariquemes duas vezes, senador, deputado estadual por dois mandatos, deputado federal, vereador

PSB anuncia pré-candidatura do ex-Senador Ernandes Amorim  a prefeito de Ariquemes


Leia Também

(1) 2 3 4 ... 22424 »
Publicidade Notícia