Coluna Futebol : Copa do Mundo 2026: onde será sede, quantos países, data e formato
Enviado por alexandre em 07/12/2022 10:29:29

Competição será disputada em três sedes, Canadá, Estados Unidos e México, e terá aumento de equipes: serão 48 seleções; confira local, distribuição de vagas e mais nas FAQs

A Copa do Mundo no Catar ainda não acabou, mas o torcedor já está ansioso pelo próximo Mundial. Em 2026, a competição acontecerá em mais de um local: Canadá, Estados Unidos e México são os três países-sede. Além disso, haverá aumento no número de seleções: serão 48 países.

 

Esta será a primeira vez que um Mundial vai contar com três sedes – até então, com a exceção de Japão e Coreia do Sul em 2002, todas foram disputadas em apenas um país.

 

Para acabar com as principais dúvidas, o ge lista no formato de FAQs (acrônimo da expressão inglesa "Frequently Asked Questions", que em tradução livre significa "Respostas para Perguntas Frequentes") alguns dos principais questionamentos.

 

Veja também

 

Palmeiras avalia proposta do Real Madrid para vender Endrick

 

Vasco acerta a contratação do técnico Maurício Barbieri

 

A COPA DO MUNDO DE 2026 SERÁ EM QUAIS PAÍSES?

 

Canadá, Estados Unidos e México.

 

QUAL SERÁ O FORMATO?

 

O Mundial de 2026 será a maior Copa do Mundo de todos os tempos e também a primeira com 48 seleções. Apesar de ter anunciado em 2017 que o torneio seria dividido em 16 grupos com três seleções, a Fifa ainda não escolheu o formato da competição.

 

Ao todo, três formatos estão sendo considerados: 16 grupos com três seleções, 12 grupos com quatro times ou dois lados com 24 equipes. O Conselho da Fifa vai decidir no ano que vem como será a disputa.

 

POR QUE TRÊS SEDES?

 

Com o aumento no número de seleções, há um maior deslocamento de torcedores e trabalhadores, alé da necessidade de haver mais locais prontos para receber os jogos. Isso aumenta a demanda por estádios e infraestrutura para receber uma competição maior.

 

QUAIS SÃO AS CIDADES-SEDE?

 

Canadá: Vancouver, Toronto.

México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México.

Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York.

 

As 16 cidades que vão receber jogos da Copa do Mundo de 2026 no Canadá, Estados Unidos e México — Foto: Infoesporte/ge.globo

Foto: Reprodução

 

POR QUE HAVERÁ MAIS JOGOS?

 

O aumento do número de participantes da Copa do Mundo foi uma promessa de campanha de Gianni Infantino, eleito presidente da Fifa em 2016 e reeleito em 2019.

 

COMO SERÁ A NOVA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS?

 

Uefa (Europa): 16


CAF (África): 9 mais um na repescagem


AFC (Ásia): 8 mais um na repescagem


Conmebol (América do Sul): 6 mais um na repescagem

 


 

Concacaf (Américas Central e do Norte): 6 mais um na repescagem


OFC
(Oceania): 1

 

Fonte: GE

 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia