Regionais : Secretaria Municipal de Saúde alerta para aumento nos casos de covid-19 em Ouro Preto do Oeste
Enviado por alexandre em 02/12/2022 17:39:35

Gazeta Central

Além do avanço considerável de casos de covid-19, a circulação de novas linhagens da variante coloca em alerta toda a população.




A Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, alerta toda a população da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste quanto ao aumento considerável de casos de covid-19 que vem sendo registrado nos últimos dias pelas Equipes de Saúde da Atenção Básica.

De acordo com a Semsau, nesta quarta-feira (30/11), a Coordenação de Vigilância Epidemiológica local, registrou no Sistema de Notificação do Ministério da Saúde (Boletim Covid-19), 19 casos de covid-19 ativos, além de 04 novos casos.

Ainda segundo a Semsau, a Secretaria local recebeu um comunicado de risco emitido pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Rondônia - CIEVS/RO, alertando quanto ao aumento do número de casos de covid-19, bem como a circulação de variantes de preocupação (VOC) da linhagem Ômicron (subvariantes BQ.1 e BA.5.3.1). No mesmo comunicado foram emitidas recomendações quanto às medidas não farmacológicas de prevenção e controle.

O Ministério da Saúde – MS, também emitiu nota técnica alertando a população em geral e em especial profissionais de Saúde, quanto à situação da covid-19 em âmbito local e reforço das medidas não farmacológicas de prevenção e controle e fez as seguintes recomendações:

- Higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão;
- Uso de máscaras de proteção facial: principalmente por indivíduos com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades);
- Pessoas que tiveram contato com casos confirmados de covid-19;
- Pessoas em situações de maior risco de contaminação pela covid-19 como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Sidônio José da Silva, diante da situação, reforça o chamamento da população para a complementação do esquema vacinal contra a covid-19, para que as pessoas procurem o posto de vacinação para receber as doses de reforço que ainda lhes faltam, haja vista ser a vacinação uma das medidas importantes para a redução das complicações da doença, especialmente entre as pessoas mais vulneráveis em relação às suas condições de saúde.

Sidônio esclarece que a comunicação de risco não tem o intuito de causar pânico nas pessoas, e sim, tem como objetivo promover a divulgação rápida e eficaz de conhecimento sobre eventos de saúde à população ouro-pretense, aos profissionais de Saúde, aos parceiros e às partes intervenientes, possibilitando o acesso às informações fidedignas que possam apoiar nos diálogos para tomada de medidas de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia