Regionais : Após derrota, Bolsonaro manda ministério cortar verba e água potável de 1,6 milhão de pessoas no Nordeste
Enviado por alexandre em 24/11/2022 10:46:26

Bolsonaro manda  ministério cortar verba e água potável de 1,6 milhão de pessoas no Nordeste

Para a deputada federal Natália Bonavides (PT), enquanto isso, o presidente derrotado segue escondido e sem trabalhar
Redação

A operação Carro-Pipa do governo federal que leva água potável às famílias no semiárido nordestino há mais de 20 anos teve recursos cortados nesse mês, levando caminhões a pararem o fornecimento do produto a moradores do interior do Nordeste. A informação foi publicada pelo portal de notícia UOL, agora há pouco. Segundo planilha do Exército, que coordena a operação, 1,6 milhão de pessoas teriam direito ao abastecimento em novembro, em oito estados do Nordeste, as pessoas estão prejudicadas.

O corte de recursos ocorreu logo após o segundo turno da eleição, no dia 30 de outubro, em que o presidente Jair Bolsonaro saiu derrotado. O UOL apurou que o primeiro estado a ter o abastecimento suspenso, logo no início do mês, foi Alagoas. Já em Pernambuco, Paraíba e Bahia, a paralisação foi informada apenas na quinzena final de novembro, assim como vem ocorrendo nos demais estados, com os caminhões deixando de prestar o serviço à população.

A operação Carro-Pipa é financiada com recursos do exército brasileiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Ambos confirmaram ao UOL que a suspensão ocorreu por falta de verbas para continuidade. O MDR diz que alertou o Ministério da Economia sobre a falta de recursos, sem retorno.

“Governo Bolsonaro corta verba da Operação Carro Pipa, programa histórico de distribuição de água no semiárido nordestino, e mais de 1,6 milhão de pessoas estão sem água para beber! Enquanto isso o presidente derrotado segue escondido e sem trabalhar. Canalha!”, disse a deputada federal Natália Bonavides.

O UOL teve acesso a um documento do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Petrolina (PR), endereçado a Defesas Civis de municípios de Pernambuco e Bahia. No documento do dia 14, assinado pelo coronel Paulo Francisco Matheus de Oliveira, o Exército informa que “o recebimento parcial de recursos financeiros para atender a execução do serviço será somente para até o dia 15 de novembro corrente”.

A suspensão, porém, pegou as defesas civis, pipeiros e moradores de surpresa. Pela regra, cada família tem direito a 20 litros de água por dia a cada integrante assistido. Ou seja, se a casa tem cinco moradores, são 100 litros diários. Eles já relatam prejuízos pela falta de água.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia