Policial : VERGONHA
Enviado por alexandre em 27/06/2010 13:40:08



Faltam médicos ortopedistas nos feriados e finais de semana em Ouro Preto

Quem precisar de um médico ortopedista nos finais de semana ou em dia de feriado em Ouro Preto do Oeste na rede particular de saúde não vai encontra este profissional qualificado.

A reportagem presenciou um verdadeiro martírio de um pai de uma criança de 12 anos que estava com o dedo angular da mão direita com suspeita de fratura (interna) a peregrinação começou no Hospital São Lucas quando a recepcionista disse que o médico ortopedista só iria atender na próxima terça- feira (29/06) em seguida o pai da criança procurou os Hospitais Mater Dei e Bom Jesus e a resposta foi a mesma, ou seja, médico ortopedista não estava atendendo naquele dia (sexta-feira 25/06) e a previsão somente na segunda-feira (28/06).

A pai da criança procurou o Hospital Municipal que tinha de plantão um médico clinico geral que pediu um Raio X e após analisar prescreveu um medicamento antiinflamatório e orientou a procurar um médico ortopedista em outro município.

O fato que chama atenção é que os três Hospitais particulares do município São Lucas, Mater Dei e Bom Jesus possuem em seus respectivos quadros de profissionais médicos especialista ortopedista, mas que na verdade este profissional só atende durante a semana.

No Hospital Municipal os casos de ortopedia são encaminhados para o Hospital Municipal de Ji-Paraná ou o João Paulo II em Porto Velho, mesmo a prefeitura pagando a um médico ortopedista que segundo informações só serve para prescrever medicamentos ou assinar guia de encaminhamento.

O vereador Almir Barbosa (PT) lembrou que de acordo com a nossa Constituição Federal (artigo 196) promover a saúde de todos é uma obrigação do Estado.

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”, disse o vereador petista.

A saúde é um direito de todos por que sem ela não há condições de uma vida digna, e é um dever do Estado por que é financiada pelos impostos que são pagos pela população. Desta forma, para que o direito à saúde seja uma realidade, é preciso que a gestora crie condições plenas de atendimento aos cidadãos.

Caso alguém precise de atendimento na área ortopédica tem que procurar o município de Ji-Paraná a reportagem tentou um contato com a direção dos três hospitais, mas todos não quiseram falar com a imprensa sobre o assunto.

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia