Brasil : INSEGURANÇA
Enviado por alexandre em 28/10/2011 00:00:12



População clama por segurança enquanto parlamentar blinda veículo oficial

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia escolheu neste mês de outubro, uma empresa que será responsável pela blindagem de duas camionetes de luxo, que atendem ao presidente da Casa, o deputado Valter Araújo (PTB).


O anúncio do pregão está publicado no diário oficial do último dia 26 (nº 140 - pagina1.501), confira abaixo na matéria. A contratada seria uma empresa especializada para prestação de serviços de blindagem automotiva nos veículos. O serviço deve ser de primeira linha, suportando o impacto de armas de grosso calibre, como metralhadora e submetralhadoras.


O edital também especifica que a vencedora da licitação deverá transportar o veículo de Porto Velho até a sua sede e trazer de volta o carro blindado, além da legalização da blindagem no documento de veículo e seguro do transporte do veículo (ida/volta).
Valter tentou licitar a blindagem dos veículos no mês de agosto, mas após pesadas críticas, na maioria, feitas por meio dos sites jornalísticos veiculando a notícia em todo Estado, também com repercussão e críticas da população (eleitores), bastante negativas para a imagem da ALE e principalmente para imagem do presidente da Casa de Leis, o deputado desistiu na ocasião e mandou revogar a licitação.


Insegurança




Enquanto veículos oficiais são blindados com dinheiro do povo, a população reclama e com razão pela falta de investimento, principalmente na área de segurança pública, além da educação e saúde.

Enquanto um parlamentar representante do povo que o elegeu, investe na sua própria segurança, a insegurança toma conta da população. São diversos estabelecimentos comerciais assaltados diariamente, obrigando seus proprietários a fecharem suas empresas por causa dos amargos prejuízos que sofrem, além dos riscos de morte que correm junto com seus funcionários, por falta de policiamento ostensivo nas ruas, principalmente nos bairros mais violentos, onde impera a criminalidade e o terror imposto pela bandidagem que age impunemente.





Reféns da violência





As famílias residentes nos bairros mais pobres e afastados do centro, sofrem com a violência e a falta de segurança. Nestes setores, assaltos e furtos a residências e o trafico de drogas e até assassinatos, muitas vezes acontecem em plena luz dia e o silêncio imposto por traficantes e marginais faz com o cidadão se cale diante da criminalidade, que também impõem o toque de recolher durante a noite, onde quase não se ver policiamento ou ação da segurança pública através de operações no combate ao crime. O crime organizado, com bandidos e quadrilhas oriundas de outras regiões do país, já vem agindo de longa data, praticando assaltos em vários municípios do Estado.



O cidadão rondoniense sofre na área da saúde, que também carece de investimentos, faltam de leitos e profissionais qualificados para atender a população, principalmente a camada mais carente que não pode recorrer a um hospital particular ou pagar um plano de saúde. Enquanto os representantes políticos discutem incansável e longamente a saída para a crise na saúde pública, pessoas morrem a míngua nos postos de saúde e pronto-socorros, por falta de atendimento.


Enquanto recursos são investido em blindagem de veículos ou direcionado aos gabinetes e assessores de parlamentares, escolas públicas desabam praticamente em cima de alunos e professores, por falta de reforma e ampliação dos prédios que abrigam quem trabalha e se dedica, na maioria das vezes, com o mínimo ou nenhum recurso, para que seja proporcionado um futuro melhor ou ao menos digno para crianças e jovens do Estado.





Tráfico nas escolas





São escolas onde além de faltar recursos para concluir obras de ampliação ou conclusão de reforma, existe também o problema das drogas e do alcoolismo que se alastram entre os estudantes, problemas este enfrentados por professores, que muitas vezes desistem de lecionar por causa de ameaças de morte e por pais desesperados que não sabem a quem recorrer ao verem seus filhos entregues ao vício e nas mãos de traficantes .





Prioridade



Cidadão inseguro por causa da violência e criminalidade, doentes por falta de saúde pública de qualidade, alunos e professores mal acomodados, falta de merenda escolar entre outros graves e incontáveis problemas por que passa a população de Rondônia e que poderiam ser prioridade nas pautas dos políticos representantes do povo, ficam em segundo plano em detrimento de interesses dos que já são beneficiados pelos privilégios atribuídos ao exercício de seus importantes cargos públicos.



Autor: Rondoniadinamica

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia