Política : MENTIRAS
Enviado por alexandre em 04/08/2022 09:11:58

Mentira gera mais engajamento nas redes sociais, diz ministro Barroso

Declaração foi dada pelo ministro durante palestra promovida pelo STF

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF Foto: EFE/Joédson Alves

Nesta quarta-feira (3), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disparou críticas contra alguns conteúdos que são disseminados nas redes sociais. Para ele, as plataformas acabam ampliando “o mal” porque isso traz mais lucro.

As declarações foram feitas durante a palestra Fake News e Liberdade de Expressão, promovida pelo STF. Para Barroso, é preciso definir algum tipo de regulação nas redes sociais.

Leia também1 Supremo vai decidir se nova Lei de Improbidade pode retroagir
2 Renan Calheiros segue Randolfe e "cobra" impeachment de Aras
3 EUA: Associação orienta uso do termo “leite paterno” para trans
4 Bolsonaro diz que Fux deveria ser alvo de inquérito de Moraes
5 "Inquéritos de Moraes são ilegais e imorais", diz Bolsonaro

– Há uma contradição entre o bem o e mal, porque é o mal que traz mais lucro e, portanto, é preciso dar incentivos para que as plataformas não tenham essa intenção de amplificar o que seja ruim – apontou.

O ministro também mostrou preocupação com uma falta de engajamento que o “discurso equilibrado, razoável, verdadeiro” gera nas redes.

– A grande preocupação que precisamos ter é o fato de que as pesquisas documentam que a mentira, o ódio e sensacionalismos rendem muito mais engajamento do que o discurso equilibrado, razoável, verdadeiro – ressaltou.

Barroso ainda falou sobre o uso de perfis falsos e robôs nas plataformas e defendeu a necessidade de se tentar controlar mecanismos do tipo.

– É preciso capacidade de controlar comportamento coordenado inautêntico, uso de robôs, perfis falsos, perfis repetidos e de trolls, que são mercenários contratados para amplificar a mentira – destacou.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia