Brasil : PARINTINS
Enviado por alexandre em 27/06/2022 10:30:00

Saiba quais marcas já adaptaram suas cores por conta do Festival de Parintins

Mudança de cores é em alusão à grande disputa entre os bois-bumbás Garantido, o vermelho e branco, e Caprichoso, o azul e branco.


Um dos maiores eventos folclóricos do Brasil é o Festival de Parintins, no Amazonas. A festa atrai milhares de turistas todos os anos durante três dias de competição entre os bois-bumbás Garantido e Caprichoso no mês de junho, há mais de 50 anos. A cidade se divide (literalmente) nas cores dos bois - vermelho do Garantido e azul do Caprichoso - o que representa o amor dos torcedores por cada bumbá.

E esse amor é tão grande que até mesmo grandes marcas e patrocinadores já tiveram que adaptar suas identidades visuais para agradar as duas torcidas, absorvendo alguns elementos do festival.

Confira algumas das marcas que já mudaram o visual para celebrar o Festival:

A Coca-cola é uma das grandes marcas reconhecidas pela cor vermelha, mas também adaptou-se para atender a torcida do contrário até nas placas, como em 2012. Foto: Frank Cunha/Acervo/G1 Amazonas
Latas especiais da Coca-cola em 2007. Foto: Divulgação
Nestlé desenvolveu embalagens comemorativas do Festival de Parintins em 2008. Foto: Divulgação
Em 2012 a Skol também fez uma edição especial das latinhas. Foto: Frank Cunha/Acervo/G1 Amazonas
A Brahma mudou o visual no Festival de Parintins 2018. Foto: Divulgação
O banco Bradesco é um dos patrocinadores do Festival e também precisou adaptar as cores. Foto: Frank Cunha/Acervo/G1 Amazonas
Bohemia homenageou os bois este ano com artes nas latas. Foto: Reprodução/AM em pauta
Este ano o Guaraná Tuchaua mudou as cores para celebrar o festival. Foto: Reprodução/Instagram-guaranatuchaua
Outro patrocinador em 2022, o PixBet também optou por unir as cores para destacar os bois. Foto: Reprodução/Instagram-pixbet
A porto é uma das patrocinadores em 2022 e adaptou-se ao festival. Foto: Divulgação
Uma das patrocinadoras oficiais do festival em 2022, a Eneva uniu as cores dos bois. Foto: Divulgação
E até o cartão passafácil, em Manaus, ganhou versões especiais em homenagem ao Festival. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

E aí? Lembra mais marcas que mudaram suas cores em comemoração ao Festival Folclórico de Parintins?

Conheça os 21 itens avaliados nas apresentações do Festival Folclórico de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins, realizado tradicionalmente no mês de junho, no Amazonas, movimenta as redes sociais, mas também um grande número de visitante para a "Ilha da Magia". A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e acontece desde 1965 no município de Parintins, distante 369 km de Manaus.

O evento é uma disputa entre os bumbás Garantido e Caprichoso, que contam lendas e histórias do imaginário amazônico. Quando a competição finaliza, um dos bois é escolhido como campeão do Festival anualmente. A apuração dos pontos e o anúncio do boi vencedor são sempre divulgados na segunda-feira após as apresentações, que acontecem durante três dias no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes. Centro esse que é mais conhecido como 'Bumbódromo', uma arena que possui o formato de cabeça de boi e tem capacidade de reunir 35 mil pessoas.

Mas você sabe todos os itens que são avaliados para se escolher ao campeão?

Foto: Reprodução/AmazonasTur

Cada ano os bois escolhem temas para desenvolver suas apresentações. Em 2022, por exemplo, o boi Caprichoso escolheu o tema 'Amazônia, nossa luta em poesia' e o boi Garantido escolheu 'Amazônia do povo vermelho'. 

As apresentações são divididas em três noites seguidas e cada competidor deve se apresentar no mínimo 2 horas e no máximo 2 horas e meia durante cada noite. A equipe que não cumprir este tempo estabelecido, é punida com perda de pontuação.

A comissão de jurados é formada por nove pessoas, geralmente com conhecimento em antropologia e folclore. As notas são dadas para 21 itens individuais e coletivos. Eles não possuem uma ordem predeterminada de apresentação, com exceção dos itens 'apresentador', 'levantador de toadas' e 'marujada ou batucada'.

Os itens são divididos em três blocos:

'A - Comum/Musical';

'B - Cênico/Coreográfico';

'C - Artístico'.

Confira:

...

Tupi, Estrelinha e Mineirinho: conheça os bois mirins do Festival Folclórico de Parintins 


 

Comentários:

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia