Saúde : HIGIENE BUCAL
Enviado por alexandre em 14/10/2011 12:40:00



Sorriso em movimento principais duvidas

Peragibe Felix ortodontista que tem consultório em Ouro Preto do Oeste e atende ainda nos municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Porto Velho e Rolim de Moura, esclarece as duvidas recorrentes dos pacientes sobre: Aparelho Ortodôntico Fixo, Aparelhos Estéticos, Aparelhos Autoligados.

1-Aparelho ortodôntico fixo o que é?

Como o próprio nome diz é um aparelho ou dispositivo fixado nos dentes destinado a resolução dos problemas estéticos (dentes tortos), ou funcionais (mordida incorreta), permitindo a correção não só das más posições dentárias, mas também correções de mordidas fora de lugar.

2-Mas do que é composto o aparelho fixo?

A impressão que todos têm é a de que o aparelho fixo é composto somente pelas peças metálicas chamadas de braquetes e a borrachinha colorida. Os braquetes são carinhosamente chamados pelos pacientes de “pedrinhas” ou “pecinhas”, mas vamos por partes. Um aparelho ortodôntico convencional é composto pelos braquetes veja a foto, bandas nos dentes do fundo, os fios ortodônticos e as famosas borrachinhas que seguram o fio no braquete. Ficou confuso? Normal, seu ortodontista saberá manusear como ninguém estas peças para poder montar seu aparelho ortodôntico!


3-E como o aparelho ortodôntico funciona?

Todos estes componentes do aparelho fixo que expliquei para você formam um conjunto que resultará na movimentação dentária dos seus dentes dentro do osso. Assim o que era torto fica certo e o que era separado fica junto, para cada caso haverá um tipo de movimentação a ser realizado.

4- Porque é preciso utilizar aparelho ortodôntico?

Se você tem má posição dentária, isto pode impactar de forma negativa na sua qualidade de vida. No jovem e para ele, os problemas dentários não interferem tão significativamente se não for por um motivo estético. Porém, dores de cabeça, desvios de coluna, bruxismo (apertamento dentário) podem estar relacionados na sua origem numa “mordida torta” ou fora de posição originados na infância e estes sintomas só se manifestarem na meia idade. Motivo pelo qual tantos adultos hoje fazem também tratamento ortodôntico. Os médicos fisiatras de grandes clubes de futebol já sabem que a má posição dentária interfere no rendimento de seus atletas. Cristiano Ronaldo e Tiger Woods já sabiam disto!

5- Como o paciente sabe que é preciso ter o tratamento?

Não tem como você fazer seu auto-diagnóstico, a não ser que o seu problema seja muito discrepante. A melhor maneira de sanar esta dúvida é visitando seu dentista ou ortodontista que irá encaminhá-lo para realização de exames complementares (como panorâmica com laudo, telerradiografia, fotos, analises e modelos de gesso) necessários para o correto diagnóstico e plano de tratamento.

6- Quais são os tipos de aparelho?

Hoje no mercado, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos que atendem aos diversos anseios e gostos. Os aparelhos metálicos são os mais utilizados, mas quem prefere discrição, existem soluções estéticas tais como tratamento com Ortodontia Lingual, aparelho estético de Safira, o Invisalign. Enfim, o seu ortodontista é quem irá mostrar todo seu arsenal para que você se sinta confortável e bonito com seu sorriso metálico!

7- E qual o ganho tratando os dentes?

Obtenção de um sorriso mais agradável: O que você acha que atrai mais? Um sorriso todo branco e alinhado ou amarelo e torto?
Melhora a comunicação: Grande parte dos pacientes reclamam de problemas na fala, alguns até relatam cuspir enquanto conversam com outra pessoa.
Mastigação eficiente: Com dentes tortos, você mastiga com menor eficiência, engole comida sem triturar acarretando problemas como azia, gastrite e até úlceras.
Higienização completa: dentes tortos são mais difíceis de higienizar até porque a escova ou fio dental não alcançam toda sujeira.

8- O aparelho ortodôntico dói?

Hoje em dia não é bem assim, de qualquer forma vai haver um certo desconforto nos primeiros dias. Costumo dizer para o paciente que é o preço da beleza, pois o dia que descobrirem um aparelho que não cause dor nenhuma, assim como uma técnica de cirurgia plástica de lipoaspiração em que o paciente não sofra, estes profissionais ficarão milionários!

9- O tratamento é demorado?

O paciente passou a vida inteira com os dentes tortos, fora de posição e quer se “livrar” do tratamento ortodôntico em seis meses?! Agora jogo a batata quente de volta no colo dos pacientes e digo que, o atraso no tratamento deve-se a falta de cuidado com o aparelho ortodôntico, causados pela higiene ou alimentação inadequada, e também devido às faltas às consultas nos períodos determinados pelo profissional.

10- Qual o valor financeiro do tratamento?

Um tratamento que irá trazer benefícios que poderão melhorar a sua qualidade de vida, auto-estima, saúde vale quanto para você?! Caro é relativo, pois tratamento de saúde ao meu ver não é gasto, é investimento! Você investiria quanto em você ou em seus filhos para ter tudo isso?

Por Alexandre Araujo/com informações de sites especializados no assunto

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia