Brasil : CAPITAL DO CHURRASCO
Enviado por alexandre em 01/12/2021 14:40:00

Lagoa Vermelha, RS - capital nacional do churrasco

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei n° 2.436, de 2019, que confere ao Município de Lagoa Vermelha, no Estado do Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional do Churrasco.

Conforme a proposição legislativa, desde 1983, a Festa Nacional do Churrasco, que se realiza a cada dois anos, é conhecida nacionalmente pelo modo pioneiro do lagoense de se expressar por meio dos assados, o que fez de Lagoa Vermelha a Capital Nacional do Churrasco.

Em 2014, realizou-se uma ação conjunta no Município para promover o curso de extensão universitária “A arte e o segredo no preparo do tradicional churrasco de Lagoa Vermelha. O melhor churrasco do Brasil”, por meio da iniciativa do Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai (IDEAU), campus Passo Fundo, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Alexandre Pato (responsável pela realização da Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira) e da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCDEVON).

Ademais, o Governo do Rio Grande do Sul declarou o município de Lagoa Vermelha como a Capital Gaúcha do Churrasco, em 18 de janeiro de 2019, por meio da Lei n° 15.256/19.

Desse modo, por conta de seu vínculo com a pecuária e sua favorecida posição geográfica, pela tradição e peculiaridade do povo lagoense, e por se tratar de um elemento cultural e fundamental à economia da região, o churrasco simboliza parte da história do município.

Assim, a sanção presidencial visa a conferir o título de Capital Nacional do Churrasco ao município de Lagoa Vermelha, como forma de prestigiar o empenho da população local em conservar e dar continuidade na tradição regional de prover um bom churrasco.

CONHEÇA LAGOA VERMELHA https://www.capitaldochurrasco.com/


A HISTÓRIA DO CHURRASCO

Churrasco de maneira geral pode ser definido como peça de carne aindain’natura ou já processada, assada sobre fogo ou brasas, com utilização deespetos ou grelhas.

“A Lei n° 11.929, de 20 de junho de 2003, institui o churrasco comoprato típico, e o chimarrão como bebida símbolo do Rio Grande doSul, entende-se por churrasco à gaúcha a carne temperada com salgrosso, levada a assar ao calor produzido por brasas de madeiracarbonizada ou in natura, em espetos ou disposta em grelha, e sobcontrole manual.”

O churrasco sofreu significativa evolução desde a caça dos animaisselvagens a conceituados sistemas de produção de bovinos nos dias atuais.O manuseio da carne também teve grande aperfeiçoamento e a maneira dese fazer o churrasco também recebeu inúmeras influencias que foramadaptações propiciadas pelas mudanças ocorridas na evolução do homem edo próprio ambiente. Mas, foi na mão dos gaúchos, que o churrasco tomouforma. Além de se consagrar como um dos pratos mais cobiçados daculinária universal, tornou-se símbolo e identidade de um povo.

Na época dos jesuítas, as reduções, como era chamado o sistema depovoação, os produtos de grande procura e grande valor comercial eram ocouro bovino (para confecção de calçados, vestimentas, chapéus, arreios eoutros tantos utensílios), e a graxa bovina que servia como combustívelpara lampiões e a calefação. Foi por causa deste grande rebanho formadona época das reduções que os portugueses voltaram a atenção para região.Causando a formação de grandes expedições que vinham abater animaispara levar o couro e a graxa. Após vários embates entre portugueses eespanhóis, iniciou-se a instalação de propriedades rurais com grandesextensões de terras, as chamadas sesmarias, estancias e fazendas. Fazendocom que a atividade pecuária se desenvolvesse amplamente. Essa tradiçãoganhou vida e fez de Lagoa Vermelha a Capital Nacional do Churrasco, porexpressar-se de forma única, peculiar e pioneira.

A CARNEAÇÃO

Para um bom churrasco fica evidente a qualidade da carne e seu preparo desde o abate até a brasa. As modificações no cruzar das gerações alteraram significativamente o modo de abate dos bovinos. A carneação nochão por sobre o couro deixou de existir. Agora o animal abatido é coureado e erguido através de roldanas com corda. Com a carcaça levantada usa-se uma serra de mão, abre-se o peito, osso externo e no posterior é serrado oarreio. Usa-se a faca para cortar os músculos da região abdominal e efetuara evisceração. São seccionados, as quatro patas, a cabeça, o rabo e apósserrada longitudinalmente separando a carcaça em duas metades. Sãoretiradas as duas paletas, o pescoço, o matambre, as duas costelas e os quartos.

Para o tradicional churrasco de Lagoa Vermelha, seguindo a forma pioneira,toda a carne é desossada e charqueada com exceção dos costilhares. Apaleta produz duas mantas, as costelas são cortadas no sentido docomprimento, permanecendo junto o contra filé e os quartos.

Os cortes especiais e característicos de Lagoa Vermelha.


a.Matambre
b.Costela
c.Filé Mignon
d.Coxão de Dentro
e.Coxão de fora + Tatu
f.Picanha
g.Patinho
h.Maminha + Alcatra( Chapéu de Bispo)
i.Vazio ou barrigueira
j.Granito ou churrasco do peito

LINGUIÇA CAMPEIRA

A linguiça campeira em Lagoa Vermelha é uma tradição que nasceu para ahistória e se eternizará no tempo. Tão boa foi a sua aceitação que pareceser uma identidade local presente em quase todas as situações quevisualizem uma confraternização.

Após o processo da desossa ocorre o charqueamento das peças para a suauniformização, sobrando dessa operação pedaços de carne que sãocortados com faca na forma semelhante ao guisado (carne moída), emdiâmetro aproximado de 1 cm.


LAGOA VERMELHA

Lagoa Vermelha é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 28 443 habitantes em 2016.

A FORMAÇÃO PECUÁRIA DE LAGOA VERMELHA

O povoamento de Lagoa Vermelha e de toda região está ligado em razão de duas estradas: uma que ligava as Missões a Vacaria, atualmente a BR 285, e outra que ligava em direção a Santa Catarina e ao Paraná pelo Passo do Pontão, no rio Uruguai (Pelotas), a atual BR 470. Nesse cruzamento tropeiros passavam para descansar junto a Lagoa de águas vermelhas.

TROPEIRISMO

O município era ponto de passagem e descanso de tropas e tropeiros, por volta de 1840, alguns até formaram suas estâncias para criação de bovino se muares na região. Foi por volta de 1845 quando o fundador de Lagoa Vermelha José Ferreira Bueno construiu uma capela dedicada à São Paulo,doando um terreno para a formação do povoado.

Desde a origem, o município de Lagoa Vermelha só veio a comprovar a sua natureza pecuária, permanecendo por longo período ativa no ciclo tropeiro ena criação de gado espalhado por suas invernadas. Realizou e sediou grandes eventos como a Exposição Nacional da Raça Devon na primeira edição em 1985 e na quinta edição em 1992. Na atualidade, o Seminário Serrano sobre Pecuária de Corte nos Campos de Cima da Serra, o Simpósio da Carne Devon, o Rodeio Crioulo Internacional, a Festa Nacional do Churrasco e a Mostra de Doces e Comida Campeira, traduzem e reafirma messa identidade.

Provavelmente a fundação e a existência de Lagoa Vermelha, tenha ligação direta com seus campos naturais. Estes por sua vez são constituídos de um ecossistema biodiverso, com ampla diversidade de vida vegetal e animal.

O GADO

O mesmo gado a povoar primitivamente os campos da Lagoa Vermelha, não difere daquele trazido pelos jesuítas na primeira leva até o Mato Castelhano,nem do rebanho da segunda leva vindo para os campos da Vacaria. Nesses pouco mais de trezentos anos da presença dos bovinos nestes campos muitas raças de corte foram introduzidas e tiveram grandes desempenhos como o Charolês, Angus, Hereford, Braford e Santa Gertrudis, dentre outras.Por evidências históricas de adaptação, pioneirismo, tradição ao longo do tempo, aceitabilidade de raça pura ou de uso em cruzamentos nos Campos de Cima da Serra, destacam-se nesta oportunidade o Gado Franqueiro e o Devon.

A origem da raça na Inglaterra remonta à época das expedições dos fenício sem busca de estanho na região de cornwall. Os “Red Ruby Devon” Rubis Vermelhos no português, como são chamados popularmente os animais da raça, se adaptaram nos Campos de Cima da Serra, forjaram um estilo próprio de vida ao gaúcho Serrano, numa comunhão perfeita de campo,cavalo e boi. Também escreveram com o casco da raça, a história de campeiros e tropeiros, que fizeram sua vida no lombo do cavalo, repontando no rastro das tropas, a base da carne que consagrou no tempo, o“Churrasco de Lagoa Vermelha”.

Raça bovina de fácil adaptação encontrou ambiente com ótimas condições para expressar todo seu potencial de rusticidade, longevidade, fertilidade,habilidade materna, facilidade de parto, precocidade, conversão alimentar e capacidade leiteira. No entanto, a facilidade de manejo do rebanho pelo temperamento calmo, de mansidão e docilidade da raça é uma das principais virtudes que encanta e determina a opção dos criadores pelo Devon.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia