Política : VALE GÁS
Enviado por alexandre em 28/10/2021 09:43:21

Câmara aprova o auxílio gás para os mais pobres

Nesta quarta-feira (27), a Câmara dos Deputados votou e aprovou um projeto de lei (PL) que cria um vale gás. Chamado de Gás para os Brasileiros, o programa cria um benefício para custear 50% do preço do gás de cozinha para a população de baixa renda. A medida agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O relator do PL 1.374 de 2021 foi o deputado Christino Aureo (PP-RJ). Em seu parecer ele alterou um trecho que havia sido modificado no Senado e voltou a determinar que o benefício seja bancado com recursos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

Leia também1 Lira critica relatório final da CPI: 'Motivo de grande indignação'
2 Flávio recomenda: 'Não compre produtos da Fiat e da Gerdau'
3 Bolsonaro aciona STF contra quebra de sigilo pedido pela CPI
4 Salles: 'Desrespeito de Marinho com o presidente foi absurdo'
5 Constantino comenta postura de Marinho: "Há limite pra tudo"

– Entendemos que a Cide representa importante fonte de recursos para o custeio do auxílio Gás dos Brasileiros, para que o programa alcance o máximo possível de famílias em situação de vulnerabilidade social – apontou o parlamentar.

Além dos recursos da Cide, o benefício também será bancado pelos dividendos pagos pela Petrobras à União, assim como por bônus de assinaturas rodadas de licitação de blocos de exploração e produção de petróleo e de gás.

Os pagamentos serão feitos a cada dois meses, sendo que o valor será o equivalente à média do preço de referência nos últimos seis meses do botijão de gás de 13 kg.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia