Saiba quais capitais já aplicam a 3ª dose e veja a previsão para outras cidades, Porto Velho tá fora da lista - Mais Notícias - Notícias
Mais Notícias : Saiba quais capitais já aplicam a 3ª dose e veja a previsão para outras cidades, Porto Velho tá fora da lista
Enviado por alexandre em 13/09/2021 09:25:34

Dezoito capitais brasileiras já começaram a aplicar o reforço vacinal contra a Covid-19, de acordo com um levantamento da Agência CNN

Vacinação drive-thru contra a Covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília
Vacinação drive-thru contra a Covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rafaela LaraJulyanne Jucáda CNN

1

Dezoito capitais brasileiras já começaram a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em sua população, segundo um levantamento feito pela Agência CNN nesta segunda-feira (13).

A aplicação deste reforço se destina às pessoas que fizeram algum tipo de transplante ou que tomaram a segunda dose (ou dose única) há pelo menos 28 dias, de acordo com o Ministério da Saúde.

Além disso, idosos acima de 70 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses, também devem receber mais uma dose das vacinas contra a Covid-19.

Segundo a pasta, a necessidade de uma dose de reforço foi amplamente discutida por especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) e considera o aumento da resposta imune do organismo após a aplicação de uma nova dose – principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, o reforço vacinal vale para quem tomou qualquer vacina e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer.

Na falta deste imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou AstraZeneca.

Veja quais são as capitais que já iniciaram a aplicação da terceira dose:

São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Goiânia (Go), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio Branco (AC), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Palmas (TO), Aracaju (SE)

Duas capitais: Florianópolis e Boa Vista iniciam a aplicação do reforço vacinal nesta segunda-feira (13). Já Macapá (AP) começa esta fase da imunização nesta quinta-feira (16) para maiores de 85 anos, imunodeprimidos e transplantados.

Porto Velho, capital de Rondônia, começa a aplicar a terceira dose nesta quarta-feira (15) para maiores de 70 anos.

Demais capitais

As demais capitais não divulgaram a previsão para iniciar a aplicação da terceira dose. O Distrito Federal informou que ainda não recebeu o documento com a diretriz sobre a terceira dose.

Cuiabá, no Mato Grosso, informou à Agência CNN que ainda não recebeu as doses necessárias para esta etapa da vacinação.

Em Manaus, no Amazonas, a secretaria municipal de Saúde de Manaus informou em nota que “somente após avançar na segunda dose é que se poderá planejar um reforço com uma terceira dose, não antes.”

No Pará, Belém ainda não tem previsão de iniciar a aplicação da terceira dose e aguarda a chegada de mais imunizantes. João Pessoa, na Paraíba, ainda não definiu a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos

Teresina, no Piauí, informou que aguarda o Ministério da Saúde definir e mandar as doses para esta fase da imunização e que segue o PNI na íntegra. No Rio Grande do Norte, Natal também aguarda doses.

Maceió, capital de Alagoas, informou que aguarda normatização do Ministério da Saúde para iniciar o reforço vacinal.


Mais lidas

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo