Painel Político : Painel Político
Enviado por alexandre em 12/09/2011 20:44:20

Perdas e danos
O movimento grevista da Polícia Militar em maio deste ano ainda vem causando estragos. Greve é um direito do trabalhador, previsto em lei e deve ser respeitado, mas todos sabem que policia militar não pode fazer greve. A de Rondônia fez. É válido observar que as condições a que são submetidos nossos policiais, com salários que beiram o ridículo e com uma carga horária sobre-humana, favoreceram o fortalecimento do movimento que parou grande parte do Estado. A sociedade reconhece a importância do policial militar, mas também reconhece quando existe o abuso. E é exatamente esse abuso que foi registrado na noite do último domingo em um restaurante de Porto Velho.
Farda
O fardamento de um policial é o que lhe difere dos demais cidadãos e como tal, deve ser respeitado e honrado. Ao sair do serviço, cansativo, perigoso e mal remunerado, mas mesmo assim feito com altivez e em muitos casos com bravura, esse fardamento deve ser retirado e não exibido em ações diversas à rotina policial. Foi essa a observação feita pelo casal de jornalistas Gérson Costa e Ivonete Gomes, ao verem, segundo eles, um PM fardado servindo bebidas no balcão do restaurante. Ao questionarem o fato, foram presos por “desacato à autoridade”. O boletim de ocorrências apresenta outra versão, afirma que o PM estava “comendo na cozinha do restaurante da tia”. De qualquer forma, seja comendo ou servindo, ele bem que poderia ter trocado de roupas.
Não que
Seja proibido comer de farda, longe disso. Mas ao permanecer fardado e com arma à mostra, a mensagem que ele transmitia era a de que estava de serviço. É meio estranho, é como quando a gente encontra um PM fardado fazendo compras em um supermercado (situação hipotética). De acordo com os fatos narrados, tanto pelos jornalistas quanto pelo policial, o PM estava errado. Deveria ter retirado a farda, se não completamente, mas ao menos deixado a arma e a gandola em algum lugar fora da vista. O correto mesmo era ter ido em casa trocar de roupas. Isso certamente teria sido mais honroso que se ver metido em toda essa desnecessária confusão, trazendo um desgaste ainda maior a uma categoria que tem obrigação de ser altiva e honrada.
Servidor público
Alguém citou a Lei Complementar 68, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais e dá outras providências no caso do médico que é agente de controle externo do TCE, médico no município (40 horas) e no Estado (40 horas). Pois bem. O artigo 132 da referida lei diz que “O servidor estável poderá afastar-se do órgão ou entidade em que tenha exercício ou ausentar-se do Estado, para estudo ou missão oficial, mediante autorização do Chefe de cada Poder”.
Porém
O parágrafo 4º do mesmo artigo diz que “A licença para freqüentar curso de aperfeiçoamento ou especialização somente será concedida se este for compatível com a formação e as funções exercidas pelo servidor e do interesse do Governo do Estado”. Aí alguém pode dizer, “o estado precisa de médicos”. Ok, mas aí temos o artigo subseqüente que diz, “concluindo a licença de que trata o artigo anterior, ao servidor beneficiado não será concedida a exoneração ou licença para interesse particular, antes de decorrido período igual ao do afastamento, ressalvada a hipótese do ressarcimento da despesa havida com seu afastamento, ao Tesouro Estadual”. Portanto, mesmo que nosso médico tivesse pedido afastamento, o que não aconteceu, já que existem diversas citações sobre ele no Google compondo comissões do TCE exatamente durante o período em que se graduava, podemos entender que ele continuava “de serviço” enquanto estudava em tempo integral.
Boatos
Neste domingo a vítima da rede de boatos foi o ex-senador Expedito Júnior. No final da tarde começaram a pipocar telefonemas dando conta que ele teria sofrido um acidente na região do Cone Sul e teria falecido. Um pastor chegou a anunciar aos seus fiéis, em um culto na Capital, a trágica notícia. NO sistema de som do Porto Velho Shopping também foi anunciado seu falecimento. Por volta das 20h30min já se sabia que tudo não passava de boatos.
Pré
Lançada oficialmente as pré-candidaturas de Miguel de Souza (prefeito de Porto Velho) e Luizinho Goebel (prefeito de Vilhena) em eventos neste último fim de semana. Também já é pré-candidato a prefeito de Porto Velho Jair Montes (PTC) e Lindomar Garçom.
11 de Setembro
Nas últimas semanas um verdadeiro festival de homenagens às cerca de 5 mil vítimas do ainda mal explicado atentado às torres gemes em Nova York, deixou todos atônitos e alguns cansados dessa conversa. Mas sobre o 11 de setembro de 1973, ocorrido no Chile e patrocinado pelos Estados Unidos, ninguém falou. À exceção do jornalista Alexandre Garcia em um programa de rádio, que fez uma rápida citação e um vídeo que circulou na internet, espalhado pelo advogado Amadeu Machado (filho). O vídeo você pode conferir AQUI.
Relembrando
Só um rápido ‘flash-back’ sobre a história recente da América Latina. Nas décadas de 50 e 60, pós Segunda Guerra, o mundo foi dividido em dois blocos, os socialistas e os capitalistas. Ambos lutavam pela disseminação de suas ideologias e a esse período foi dado o nome de “guerra fria”. Na América Latina, a esquerda avançava e para os americanos, principais representantes do capitalismo, para conter esse avanço era necessário o uso da força. E assim fizeram. A CIA, agência americana de inteligência patrocinou golpes de estado por toda a América latina, incluindo nosso amado Brasil. Em 1964 os militares tomaram o poder e tivemos a nossa ditadura, que durou até 1989, quando Collor foi eleito o primeiro presidente pelo voto direto.
Covardia
No Chile, em 11 de setembro de 1973, os militares não conseguiram derrubar o governo com a mesma facilidade, já que Allende contava com o apoio popular. Os militares bombardearam o palácio do governo matando tanto o presidente (uma versão fala em suicídio) quanto seu ministério e assumiu o poder o general Augusto Pinochet, que viria a falecer em 2006 sem nunca ter sido condenado pelo assassinato e desaparecimento de cerca de 50.000 pessoas, entre elas os brasileiros Jane Vanini, Luiz Carlos Almeida, Nelson de Souza Kohl, Túlio Roberto Cardoso Quintiliano e Wânio José de Matos.
E o ‘quico’?
Tudo a ver. Para ser ter uma idéia, o bombardeio ao palácio do governo chileno foi executado por um grupo de pilotos acrobatas norte-americanos que havia entrado no país a pretexto de uma apresentação. Esse mesmo tipo de interferência ocorreu no Brasil durante o golpe de 64. Os americanos financiaram os militares brasileiros e no início da década de 1970 a Ditadura Militar Brasileira aumentou o seu método repressivo e passou a adotar meios inteiramente ilegais de repressão, que implicavam em seqüestro, cárcere privado, tortura, assassinato e ocultação de cadáver. De acordo com o livro “Direito à memória e à verdade”, publicado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos do governo Lula, 475 pessoas morreram ou desapareceram por motivos políticos naquele período.
Memória fraca
Mas o que realmente incomoda nessa história toda é o fato do Brasil ter uma memória de formiga quando o tema diz respeito a escândalos e assuntos de Estado. conheço pelo menos 100 pessoas que são capazes descrever em detalhes o capítulo da novela que foi ao ar em 1990, ou até a primeira versão de “O Astro”, mas são incapazes de dizer o nome do presidente eleito indiretamente em 1985 pelo Colégio Eleitoral. Ou ainda, quem foi o segundo presidente da República eleito pelo voto direto após o fim da ditadura. É exatamente por isso que se torna complicado quando hoje em dia se fala em punição de corruptos. Como diria Ruy Barbosa (1849-1923),"um país sem memória não é apenas um país sem passado. É um país sem futuro." E é assim que estamos seguindo. Até hoje, nenhum militar foi condenado por crimes de tortura ou desaparecimentos no Brasil e dificilmente será. E olha que até a atual presidente fez parte da luta armada contra a ditadura. E a vida segue.
Alerta
Dispositivos portáteis que emitem raios laser podem causar danos graves à visão. Usados tradicionalmente por palestrantes para apontar detalhes em projeções, tornaram-se um brinquedo popular nos últimos anos. Estudo publicado na principal revista médica do mundo descreve os principais danos causados pela caneta laser à visão. Um garoto suíço de 15 anos resolveu brincar com o laser que comprara pela internet. O feixe tinha potência de 150 miliWatts (mW), o suficiente para estourar balões e fazer pequenos furos no tênis da irmã. Os médicos diagnosticaram uma grave hemorragia embaixo da retina esquerda e várias cicatrizes no epitélio pigmentar do olho direito. Quatro meses após o acidente, a visão ainda apresentava sérias limitações apesar do tratamento. O apontador laser responsável pelo acidente descrito no The New England Journal of Medicine pode ser adquirido na internet por menos de R$ 60.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.comwww.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefone9248-8911.

Perdas e danos
O movimento grevista da Polícia Militar em maio deste ano ainda vem causando estragos. Greve é um direito do trabalhador, previsto em lei e deve ser respeitado, mas todos sabem que policia militar não pode fazer greve. A de Rondônia fez. É válido observar que as condições a que são submetidos nossos policiais, com salários que beiram o ridículo e com uma carga horária sobre-humana, favoreceram o fortalecimento do movimento que parou grande parte do Estado. A sociedade reconhece a importância do policial militar, mas também reconhece quando existe o abuso. E é exatamente esse abuso que foi registrado na noite do último domingo em um restaurante de Porto Velho.
Farda
O fardamento de um policial é o que lhe difere dos demais cidadãos e como tal, deve ser respeitado e honrado. Ao sair do serviço, cansativo, perigoso e mal remunerado, mas mesmo assim feito com altivez e em muitos casos com bravura, esse fardamento deve ser retirado e não exibido em ações diversas à rotina policial. Foi essa a observação feita pelo casal de jornalistas Gérson Costa e Ivonete Gomes, ao verem, segundo eles, um PM fardado servindo bebidas no balcão do restaurante. Ao questionarem o fato, foram presos por “desacato à autoridade”. O boletim de ocorrências apresenta outra versão, afirma que o PM estava “comendo na cozinha do restaurante da tia”. De qualquer forma, seja comendo ou servindo, ele bem que poderia ter trocado de roupas.
Não que
Seja proibido comer de farda, longe disso. Mas ao permanecer fardado e com arma à mostra, a mensagem que ele transmitia era a de que estava de serviço. É meio estranho, é como quando a gente encontra um PM fardado fazendo compras em um supermercado (situação hipotética). De acordo com os fatos narrados, tanto pelos jornalistas quanto pelo policial, o PM estava errado. Deveria ter retirado a farda, se não completamente, mas ao menos deixado a arma e a gandola em algum lugar fora da vista. O correto mesmo era ter ido em casa trocar de roupas. Isso certamente teria sido mais honroso que se ver metido em toda essa desnecessária confusão, trazendo um desgaste ainda maior a uma categoria que tem obrigação de ser altiva e honrada.
Servidor público
Alguém citou a Lei Complementar 68, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais e dá outras providências no caso do médico que é agente de controle externo do TCE, médico no município (40 horas) e no Estado (40 horas). Pois bem. O artigo 132 da referida lei diz que “O servidor estável poderá afastar-se do órgão ou entidade em que tenha exercício ou ausentar-se do Estado, para estudo ou missão oficial, mediante autorização do Chefe de cada Poder”.
Porém
O parágrafo 4º do mesmo artigo diz que “A licença para freqüentar curso de aperfeiçoamento ou especialização somente será concedida se este for compatível com a formação e as funções exercidas pelo servidor e do interesse do Governo do Estado”. Aí alguém pode dizer, “o estado precisa de médicos”. Ok, mas aí temos o artigo subseqüente que diz, “concluindo a licença de que trata o artigo anterior, ao servidor beneficiado não será concedida a exoneração ou licença para interesse particular, antes de decorrido período igual ao do afastamento, ressalvada a hipótese do ressarcimento da despesa havida com seu afastamento, ao Tesouro Estadual”. Portanto, mesmo que nosso médico tivesse pedido afastamento, o que não aconteceu, já que existem diversas citações sobre ele no Google compondo comissões do TCE exatamente durante o período em que se graduava, podemos entender que ele continuava “de serviço” enquanto estudava em tempo integral.
Boatos
Neste domingo a vítima da rede de boatos foi o ex-senador Expedito Júnior. No final da tarde começaram a pipocar telefonemas dando conta que ele teria sofrido um acidente na região do Cone Sul e teria falecido. Um pastor chegou a anunciar aos seus fiéis, em um culto na Capital, a trágica notícia. NO sistema de som do Porto Velho Shopping também foi anunciado seu falecimento. Por volta das 20h30min já se sabia que tudo não passava de boatos.
Pré
Lançada oficialmente as pré-candidaturas de Miguel de Souza (prefeito de Porto Velho) e Luizinho Goebel (prefeito de Vilhena) em eventos neste último fim de semana. Também já é pré-candidato a prefeito de Porto Velho Jair Montes (PTC) e Lindomar Garçom.
11 de Setembro
Nas últimas semanas um verdadeiro festival de homenagens às cerca de 5 mil vítimas do ainda mal explicado atentado às torres gemes em Nova York, deixou todos atônitos e alguns cansados dessa conversa. Mas sobre o 11 de setembro de 1973, ocorrido no Chile e patrocinado pelos Estados Unidos, ninguém falou. À exceção do jornalista Alexandre Garcia em um programa de rádio, que fez uma rápida citação e um vídeo que circulou na internet, espalhado pelo advogado Amadeu Machado (filho). O vídeo você pode conferir AQUI.
Relembrando
Só um rápido ‘flash-back’ sobre a história recente da América Latina. Nas décadas de 50 e 60, pós Segunda Guerra, o mundo foi dividido em dois blocos, os socialistas e os capitalistas. Ambos lutavam pela disseminação de suas ideologias e a esse período foi dado o nome de “guerra fria”. Na América Latina, a esquerda avançava e para os americanos, principais representantes do capitalismo, para conter esse avanço era necessário o uso da força. E assim fizeram. A CIA, agência americana de inteligência patrocinou golpes de estado por toda a América latina, incluindo nosso amado Brasil. Em 1964 os militares tomaram o poder e tivemos a nossa ditadura, que durou até 1989, quando Collor foi eleito o primeiro presidente pelo voto direto.
Covardia
No Chile, em 11 de setembro de 1973, os militares não conseguiram derrubar o governo com a mesma facilidade, já que Allende contava com o apoio popular. Os militares bombardearam o palácio do governo matando tanto o presidente (uma versão fala em suicídio) quanto seu ministério e assumiu o poder o general Augusto Pinochet, que viria a falecer em 2006 sem nunca ter sido condenado pelo assassinato e desaparecimento de cerca de 50.000 pessoas, entre elas os brasileiros Jane Vanini, Luiz Carlos Almeida, Nelson de Souza Kohl, Túlio Roberto Cardoso Quintiliano e Wânio José de Matos.
E o ‘quico’?
Tudo a ver. Para ser ter uma idéia, o bombardeio ao palácio do governo chileno foi executado por um grupo de pilotos acrobatas norte-americanos que havia entrado no país a pretexto de uma apresentação. Esse mesmo tipo de interferência ocorreu no Brasil durante o golpe de 64. Os americanos financiaram os militares brasileiros e no início da década de 1970 a Ditadura Militar Brasileira aumentou o seu método repressivo e passou a adotar meios inteiramente ilegais de repressão, que implicavam em seqüestro, cárcere privado, tortura, assassinato e ocultação de cadáver. De acordo com o livro “Direito à memória e à verdade”, publicado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos do governo Lula, 475 pessoas morreram ou desapareceram por motivos políticos naquele período.
Memória fraca
Mas o que realmente incomoda nessa história toda é o fato do Brasil ter uma memória de formiga quando o tema diz respeito a escândalos e assuntos de Estado. conheço pelo menos 100 pessoas que são capazes descrever em detalhes o capítulo da novela que foi ao ar em 1990, ou até a primeira versão de “O Astro”, mas são incapazes de dizer o nome do presidente eleito indiretamente em 1985 pelo Colégio Eleitoral. Ou ainda, quem foi o segundo presidente da República eleito pelo voto direto após o fim da ditadura. É exatamente por isso que se torna complicado quando hoje em dia se fala em punição de corruptos. Como diria Ruy Barbosa (1849-1923),"um país sem memória não é apenas um país sem passado. É um país sem futuro." E é assim que estamos seguindo. Até hoje, nenhum militar foi condenado por crimes de tortura ou desaparecimentos no Brasil e dificilmente será. E olha que até a atual presidente fez parte da luta armada contra a ditadura. E a vida segue.
Alerta
Dispositivos portáteis que emitem raios laser podem causar danos graves à visão. Usados tradicionalmente por palestrantes para apontar detalhes em projeções, tornaram-se um brinquedo popular nos últimos anos. Estudo publicado na principal revista médica do mundo descreve os principais danos causados pela caneta laser à visão. Um garoto suíço de 15 anos resolveu brincar com o laser que comprara pela internet. O feixe tinha potência de 150 miliWatts (mW), o suficiente para estourar balões e fazer pequenos furos no tênis da irmã. Os médicos diagnosticaram uma grave hemorragia embaixo da retina esquerda e várias cicatrizes no epitélio pigmentar do olho direito. Quatro meses após o acidente, a visão ainda apresentava sérias limitações apesar do tratamento. O apontador laser responsável pelo acidente descrito no The New England Journal of Medicine pode ser adquirido na internet por menos de R$ 60.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.comwww.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefone9248-8911.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia