Saúde : DENGUE
Enviado por alexandre em 02/09/2011 14:35:33



Prefeitura Ouro Preto antecipa ações preventivas de combate a Dengue
Com o início do período chuvoso se aproximando, a Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU, dará início na próxima segunda-feira (5) as ações intensivas de combate e prevenção a dengue. As estratégias de trabalho foram definidas na última terça-feira (30), em reunião realizada pelo assessor especial da prefeitura, Antonio Zenildo, com a equipe de endemias do município e da Divisão Regional de Ji-Paraná.

As ações se darão em conjunto com o governo do Estado, através da Delegacia Regional de Saúde e AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância em Saúde) e envolvem: controle do vetor por meio de agentes químicos e fumacê, intensificação das ações educativas durante as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, identificação dos focos e notificação ao Departamento de Controle e Endemias do município; remoção de lixo com potencial risco de formação de criadouros, dentre outros.

As medidas visam diminuir o índice de infestação predial pelo Aedes aegypti, reduzir a incidência de casos da doença e principalmente conscientizar a população quanto às medidas de prevenção e controle da dengue. As ações vão de encontro ao Plano Municipal de Contingências da Dengue, elaborado pela SEMSAU no início do ano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde que a atual administração adotou medidas preventivas de combate a dengue, como a operação cidade limpa, por exemplo, a incidência da doença no município tem diminuído, como mostra os dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN). Em 2009, Ouro Preto teve 801 casos suspeitos de dengue, destes, 448 foram confirmados. Em 2010 esses números caíram para 439 suspeitos e 345 confirmados. Já neste ano de 2011houve 51 notificações e apenas 21 casos confirmados até o presente momento.


Localidades de Alto Risco em Ouro Preto

Para o efetivo controle da doença, o município adotou, dentre outras medidas, a realização anual de dois levantamentos de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRA, o qual identifica os bairros com o maior índice de infestação predial, classificando-os como de alto, médio e baixo risco de transmissão.

Com base nas informações geradas pelo último LIRA, os bairros identificados com Alto Risco de infestação predial em Ouro Preto são: Jardim Novo Horizonte, Liberdade, Bandeirantes, Incra e Boa Esperança. Médio Risco: Novo Estado, União e Boa Esperança e Baixo Risco: Nova Ouro Preto, Jardim Bandeirantes, Alvorada, Industrial e Bela Floresta.

Mas a SEMSAU lembra que mesmo os bairros considerados de médio e baixo risco precisam ficar atentos e adotar sempre as medidas de prevenção contra o mosquito transmissor da doença.

Fonte: Naira Ferreira

Foto: Meidson Diorginis

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia