Mais Notícias : Uso de máscara não prejudica quem tem comorbidade respiratória, diz médico
Enviado por alexandre em 10/02/2021 09:23:14

Na edição desta quarta-feira (10) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes tirou uma dúvida enviada pelo telespectador da CNN, Lázaro Campos, sobre o uso de máscara ser prejudicial para pessoas que possuem comorbidades respiratórias. 

O médico explicou que a máscara só causaria prejuízos para pessoas com grande insuficiência respiratória, mas, nesses casos, dificilmente elas estariam fora de casa.

"Em todas as outras situações, a máscara funciona como um bloqueio mecânico para evitar a dispersão de gotículas da respiração, quiçá do espirro, da tosse, para todo o ambiente. É só isso. Ela não tem nenhum poder de provocar mal a ninguém", explicou o médico.

"É lógico que existem máscaras mais confortáveis, outras menos. Existe também toda a questão de cuidado, não adianta usar a máscara, deixar em qualquer lugar e colocar [de novo]. Sabemos que a cada uma ou duas horas é necessário trocar a máscara. Em casa, higienizar com água e sabão já basta. É mais simples do que imaginamos", completou Gomes.

Pedestre de máscara em Curitiba em meio à pandemia da Covid-19
Pedestre de máscara em Curitiba em meio à pandemia da Covid-19
Foto: Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo

 

(Publicado por: André Rigue)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia