Regionais : Conheça os diretores da Anvisa que decidirão sobre as vacinas
Enviado por alexandre em 16/01/2021 22:53:09


Serão avaliados os pedidos de uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac Foto: Reprodução

Neste domingo (17), cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúnem para analisar os pedidos de uso emergencial da vacina Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. A decisão caberá ao colegiado porque o processo ocorre fora do registro convencional de vacinas no país.

A reunião terá início às 10h e será transmitida em tempo real por meio das plataformas digitais do órgão fiscalizador. O tempo estimado da análise é de cinco horas. Para que os pedidos sejam aprovados, é necessário o aval de ao menos três integrantes do colegiado.

Leia também1 Itália suspende voos do Brasil devido à nova cepa da Covid-19
2 Rachel Sheherazade é criticada ao culpar Bolsonaro por colapso
3 Uso emergencial da Sputnik no Brasil é pedido por farmacêutica
4 Amazonas já sabia em novembro que oxigênio era insuficiente
5 Conheça algumas ações de apoio a Manaus e saiba como ajudar

SAIBA QUEM SÃO OS DIRETORES QUE COMPÕEM A MESA

Diretor-presidente Antonio Barra Torres
Contra-almirante da Marinha, Antonio é médico pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Assumiu o cargo como presidente interino em 2019, e foi efetivado em 2020. Seu mandato vai até dezembro de 2024.

Segunda-diretora Meiruze Sousa Freitas
Formada em farmácia com habilitação em Análises clínicas pela Universidade Federal de Minas de Gerais, está na Anvisa há 13 anos. Atuou como adjunta de diretor, gerente geral de Toxicologia e gerente da área de medicamentos.

Terceira-diretora Cristiane Rose Jourdan Gomes
Médica também formada na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, e bacharel em direito, Cristiane defende o tratamento precoce contra a Covid-19. Trabalhou na gestão no Ministério da Saúde e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Seu mandato vai até julho de 2022.

Quarto-diretor Romison Rodrigues Mota
Servidor da Anvisa há 15 anos, Romison é economista pela pela Universidade Estadual de Goiás. É Gerente Geral de Gestão Administrativa e Financeira da Anvisa desde 2015, e diretor substituto no órgão desde abril de 2020.

Quinto-diretor Alex Machado Campos
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Alex foi técnico legislativo na Câmara dos Deputados e chefe de gabinete do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Durante a reunião, serão levados em conta quatro critérios fundamentais: a qualidade da vacina, as boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle, além dos resultados provisórios dos ensaios clínicos.

Caso o uso emergencial seja aprovado, os imunizantes poderão ser disponibilizados ao sistema público de saúde, e o governo poderá começar a executar o Plano Nacional de Imunização. A comercialização das vacinas, entretanto, seguirá proibida. A decisão pode ser revogada a qualquer momento pela Anvisa.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia