Policial : PRIVADA!
Enviado por alexandre em 26/11/2020 08:48:36

O que a Lei diz sobre segurança privada e PM's na função

A morte de João Alberto Freitas, espancado por seguranças de uma loja da rede Carrefour, em Porto Alegre, jogou luz sobre esse amplo segmento da segurança privada, das empresas e profissionais recrutados para zelar por estabelecimentos comerciais em todo o país.

Além das cenas de agressão que viralizaram nas redes sociais, um dos seguranças que foram presos é Giovani Gaspar da Silva, um policial militar temporário que trabalhava em momentos de folga como segurança privado.

De acordo com diversos especialistas ouvidos pela CNN, essa é uma prática relativamente comum e até conhecida das chefias das polícias pelo Brasil, apesar de ilegal.

A PM de Porto Alegre abriu um procedimento administrativo para demitir Gaspar, em um processo mais simples por se tratar de um policial temporário.

Segundo o coronel da reserva José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança Pública, há uma ampla "vista grossa" para a situação no país.

"As corporações proíbem explicitamente. Cada estado tem sua norma, mas em geral todos fecham os olhos para esse trabalho dos policiais, porque sabem que a remuneração é baixa", explica o ex-secretário.

Conflito de interesses

O antropólogo Luiz Eduardo Soares é especializado em segurança pública, autor de obras como Elite da Tropa (2006), que escreveu junto com Rodrigo Pimentel. O livro baseou o blockbuster Tropa de Elite, de 2007.

Para Soares, essa situação é "conveniente", porque evita pressões na outra ponta. "É muito conveniente para os governos aceitar, tolerar e até incentivar o segundo emprego dos seus policiais, porque, dessa forma, resolvem a problemática salarial", argumenta.

Assista e leia também:

PM de Porto Alegre abre processo para demitir envolvido na morte de João Alberto
Empresa demite por justa causa vigilantes envolvidos na morte de João Alberto
PM resgata policiais que caíram em emboscada em fazenda de Rondônia
Policiais acusados de morte de ambulante em SP vão para júri, determina STJ

O antropólogo, no entanto, vê um grave conflito para que essas atividades, pública e privada, sejam exercidas simultaneamente. 

"Se a segurança pública vai bem, a segurança privada vai mal. Para muitos policiais, a motivação é boa, que é ganhar o dinheiro para se sustentar. Mas para outros, a negligência oficial permite que se produza insegurança para se vender segurança", afirma.

O escritor afirma que há, inclusive, o risco de o trabalho amplo na segurança privada constituir incentivo para a formação de milícias, como ocorre no Rio de Janeiro. 

O que diz a lei

A atividade de vigilante privado é regulada, segundo a Polícia Federal, pela Lei 7.102, de 20 de junho de 1983.

A lei prevê que os vigilantes devem passar por curso específico de formação, ser aprovado em exame de saúde física, mental e psicotécnica, ter instrução a partir da quarta série do primeiro grau e ter 21 anos. O interessado deve pedir formalmente o registro à Polícia Federal, responsável por fiscalizar o segmento.

Na outra ponta, o artigo 29 do Estatuto dos Militares proíbe comerciar ou tomar parte na administração, gerência ou sociedade de empresa privada, o que impede, por exemplo, que policiais sejam sócios de empresas de segurança privada.

A proibição mais explícita ficou delegada às legislações estaduais. Em São Paulo, por exemplo, a lei complementar 207/2019 proíbe que o policial exerça qualquer função, mesmo nos horários de folga, com exceção apenas para a educação.

Luiz Eduardo Soares afirma que há situações excepcionais em que esse trabalho na folga é regulamentado, mas isso só pode ser feito a partir de acordos e permissões específicas das corporações, seguindo a regra da gestão estadual das polícias.

A advogada Jaqueline Valles, mestre em Direito Penal, cita a Operação Delegada, em São Paulo. Policiais são autorizados a trabalhar no estado em seus horários de folha, desde que fazendo um "bico" para o próprio governo estadual.

Apesar de situações regularizadas, Valles afirma que também há uma contradição, uma vez que os regimes especiais para os servidores militares visam evitar a exaustão.

"O regime de trabalho, de 12 por 36 horas de descanso, foi instituído para que o policial possa descansar e exercer melhor o seu trabalho", explica.

Empresas

João Eliézer Palhuca, presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo (Sesvesp), afirma que, do lado das empresas, há preocupação porque a legislação atual está defasada e não é definitiva sobre a questão.

Palhuca, assim como a advogada Jaqueline Valles, afirma que um dos gargalos é a definição de uma pena específica para infrações.

"É um processo administrativo, mas que não chega ao desligamento. O máximo possível, para situações como essas, são advertências", explica, tratando de policiais efetivos, não temporários.

Para o dirigente sindical, que também é o vice-presidente da federação nacional das empresas do segmento, a atuação de policiais como vigilantes deve ser repudiada também porque incentiva a concorrência desleal entre as empresas.

"Eu sou empresário de segurança, representante das 550 empresas de São Paulo e das mais de 2 mil no Brasil. O que nós queremos: rigor da lei para fiscalizar. Só a fiscalização pode impedir que o mau empresário, a empresa ruim, não subsista", argumenta.

Segundo Palhuca, há a necessidade de valorizar a função do vigilante como uma atuação autônoma e que requer formação específica. Ele também critica "casos mais exacerbados", em que, diz, há relatos de que os policiais utilizam até as armas e as viaturas do Estado para realizar esse "bico".

O ex-secretário José Vicente hoje trabalha como consultor para empresas. Segundo o coronel da reserva, muitas empresas ainda encaram a segurança como uma situação secundária.

Para Vicente, casos como o de João Alberto reforçam a necessidade de treinamentos específicos, com atenção maior a posições de contato com o público.

"É preciso um treinamento para lidar com clientes difíceis, por exemplo. As empresas precisam encarar esse problema com mais atenção. A pressão social no caso do Carrefour, por exemplo, reforça o quanto o risco reputacional é grande em casos como esses", diz.

O especialista explica ainda que situação semelhante ocorreu em relação a outros casos. Após registros de episódios controversos nas agências, o ex-secretário conta que houve uma preocupação maior dos bancos, que passaram a exigir níveis mais altos de formação e preparo para o trabalho mais próximo ao público.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia