Regionais : Polícia da Austrália apreende 552 kg de cocaína em polpa de banana brasileira
Enviado por alexandre em 19/10/2020 08:31:51


Carregamento de polpa de banana brasileira escondia meia tonelada de cocaína

Carregamento de polpa de banana brasileira escondia meia tonelada de cocaína

Foto: Australian Border Force/ Reprodução

Autoridades australianas apreenderam 552 quilos de cocaína escondidos em um carregamento de polpa de banana importado do Brasil. Em comunicado conjunto divulgado no sábado (17), a Polícia Federal Australiana e a Força de Fronteira do país informaram que um homem de 68 anos foi preso em Sydney por suspeita de envolvimento com o caso. 

A apreensão foi resultado da Operação Stalwart, que começou em setembro de 2020, seguindo informações de autoridades dos Estados Unidos sobre um carregamento suspeito com destino à Austrália.

Leia também:
Preparador físico que disse ter duvidado da Covid-19 morre da doença aos 33 anos

O que se sabe sobre o caso de decapitação de um professor na França


Oficiais da Força de Fronteira Australiana examinaram a remessa que chegou a Sydney do Brasil em 21 de setembro de 2020. O contêiner refrigerado continha cerca de 2 mil caixas de polpas de frutas variadas, 275 delas com polpa de banana.

Os policiais australianos identificaram "anomalias" dentro dessas caixas, e um exame mais detalhado revelou uma substância branca segregada nos sacos de polpa de banana, que totalizava meia tonelada. Testes confirmaram que o composto é cocaína.

Geoffrey Turner, detetiva da Polícia Federal Australiana envolvido no caso, destacou que as restrições nas fronteiras do país por conta da pandemia de Covid-19 não impediram os grupos criminosos de tentar uma série de métodos para traficar drogas ilícitas.

“Os grupos do crime organizado e seus associados estão assumindo riscos maiores e procurando transportar mais mercadorias ilícitas a granel como resultado dos bloqueios globais. Eles acham que escolher itens do dia a dia, como frutas, seria inócuo o suficiente para impedir a detecção da polícia”, disse.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia