Justiça : STF e COVID-19
Enviado por alexandre em 17/09/2020 08:51:04

STF se transforma em um ninho de Covid-19 e Fux se incomoda com a vinculação

A Esplanada dos Ministérios está se perguntando: quem infestou o Supremo Tribunal Federal (STF) com o novo coronavírus? Desde a posse de Luiz Fux na presidência da mais alta Corte do país, pelo menos cinco pessoas, incluindo o próprio ministro, foram diagnosticadas com covid-19. 

Fux foi o primeiro a testar positivo. Depois, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha, informaram que contraíram a doença. Agora, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, informou que está contaminada. A lista é engrossada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

Peduzzi passou mal na noite da terça-feira (15), com sintomas muito semelhantes aos provocados pelo novo coronavírus. Ela informou que vinha seguindo todos os protocolos e trabalhando de casa, de onde só saiu para a posse de Fux. 

Segundo Fux, ele pode ter sido contaminado em um almoço de família num fim de semana anterior à posse, que ocorreu em 10 de setembro. Mas não tem certeza. Ele teve a preocupação de fazer uma cerimônia restrita, com menos de 50 convidados. Mas, mesmo assim, o vírus disseminou-se pelo STF. 

No Supremo, a maioria dos ministros tem mais de 60 anos, ou seja, eles estão no grupo de risco para a doença. A idade média dos convidados para a posse de Fux também era elevada. Por isso, a preocupação dos especialistas. 

Vale recordar que a viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos deixou mais de 20 infectados pelo novo coronavírus. Naquela ocasião, o presidente disse que testou negativo. Mas, tempos depois, foi diagnosticado com covid-19.



Fux se incomoda com vinculação do STF ao coronavírus

A associação de casos de Covid-19 na cúpula do Judiciário com a posse do presidente do STF, Luiz Fux, incomodou o ministro. A corte deve se manifestar oficialmente sobre o ocorrido, nesta quinta-feira, como a CNN apurou. O objetivo é não deixar que o tribunal seja visto como um “ninho” da Covid-19 de Brasília.

Fontes do tribunal afirmaram irritadas que a corte não pode ser responsabilizada pelo que os convidados fizeram em suas vidas privadas. Uma fonte, com acesso à presidência do STF, ressaltou à coluna que antes da posse não se sabe a quantos churrascos e festas as pessoas foram. Houve citação nominal ao casamento da filha do ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Octavio Noronha e ao encontro de despedida de Dias Toffoli da presidência da corte, que também reuniram seletos convidados.

Leia também:

Quem é Luiz Fux, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal

Ministro Luiz Fux toma posse como presidente do STF

Ministro Luiz Fux toma posse como presidente do STF

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Depois da cerimônia de Fux, que ocorreu há uma semana, ao menos cinco pessoas já declararam que estão com coronavírus, entre elas o próprio presidente recém empossado e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Logo o Supremo de onde saíram medidas jurídicas que balizaram os primeiros momentos da pandemia se viu em meio a uma polêmica por Covid-19. No pronunciamento que será feito nesta quinta-feira, mas ainda não se sabe o formato, a corte irá explicar que restringiu o acesso de pessoas e tomou medidas de precauções.

Por meio da assessoria, Fux chegou a negar que tenha exigido que algum convidado fosse obrigado a comparecer presencialmente.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia