Brasil : CURIOSIDADE
Enviado por alexandre em 17/09/2020 08:45:14

Cadáveres, Ratos e Miséria: 8 curiosidades sobre a vida nas trincheiras

Retrato mais bem acabado da Primeira Guerra (1914-1918), as linhas de trincheiras surgiram em setembro de 1914, quando os alemães, que haviam invadido a França, foram barrados perto de Paris.

 

Decididos a não retroceder nenhum palmo de território conquistado, eles iniciaram a construção das valas ao longo de toda a frente de combate. Vendo os alemães fortificarem-se, os aliados também cavaram seus próprios abrigos.

 

Em poucos meses, as linhas de trincheiras estenderam-se da Suíça até o litoral norte da França, por mais de 600 quilômetros. Foi então que começou um longo impasse.

 

Veja também

13 Sarcófagos egípcios selados há 2 e 500 anos são encontrados. VEJA FOTOS


Ex-viciada em drogas doa rim para policial que a prendeu há 10 anos: ‘o mundo dá voltas’


Os dois lados tentavam quebrar a guarda do oponente com ataques e contra-ataques em massa. Ficavam separados por uma faixa de lama de menos de 300 metros, a “terra de ninguém”.

 

Pensando nisso, separamos oito curiosidades sobre a vida nas antigas trincheiras.

 

1. Labirinto

 

As trincheiras normalmente tinham 2,30 metros de profundidade por 2 metros de largura. Eram revestidas por sacos de areia para amortecer as balas e estilhaços. Se o inimigo tomasse a primeira linha, os defensores recuavam para outras, construídas em forma de labirinto.

 

2. Paredes de arame

 

Foto: Divulgação

 

Para retardar os ataques, uma selva de arame farpado, com até 30 metros de largura, era instalada à frente das trincheiras. Enquanto os soldados lutavam para cruzar o emaranhado de fios, eram vítimas fácies de atiradores inimigos.

 

3. Armas químicas

 

Os exércitos utilizaram mais de 100 mil toneladas de gás durante a guerra. Essa arma foi responsável por 90 mil soldados mortos e cerca de 1,2 milhão enfermos. Alguns soldados preferiram saltar para fora e serem fuzilados a enfrentar a nuvem de gás mostarda acumulada nos buracos.

 

4. A metralhadora

 

Durante a Primeira Guerra a metralhadora foi usada em larga escala, mudando drasticamente a forma de lutar. Disparando até 600 tiros por minuto, vitimava batalhões inteiros até que todos se dessem conta de como elas eram letais.

 

5. Ataque fulminante

 

Os primeiros ataques, chamados de “fogo de barragem”, consistiam em enormes descargas de artilharia de grosso calibre, algumas com quase 2 milhões de projéteis em poucos dias. O resultado era sempre desolador: o solo atingido tornava-se uma mistura de terra revolvida, cadáveres e lama.

 

6. Cercados pela morte

 

Foto: Divulgação

 

Além dos gritos e gemidos dos feridos, os soldados tinham de conviver com o funesto chiado de cadáveres, que expeliam gás por meio de arrotos e assobios. Também não dormiam, sob o risco de serem atacados pelos ratos.

 

7. Tocaia

 

Munidos de rifles, com miras telescópicas, os atiradores, chamados de snipers, ficavam horas de tocaia, à espera de algum soldado incauto colocasse a cabeça para fora da trincheira inimiga. Quase sempre, a vítima era abatida com apenas um tiro.

 

8. Plantações de bombas

 

As tropas cavavam longos túneis em direção às trincheiras adversárias. Uma vez embaixo do inimigo, forravam o túnel com explosivos, matando milhares de adversários de uma vez e abrindo caminho para um ataque. 

Aventuas na Historia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia